Início do conteúdo

15/08/2017

Agosto dourado terá programação especial na Fiocruz

Aline Câmera (IFF/Fiocruz)


Com o tema Amamentar: ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer juntos com você, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (Smam) uniu, de 1 a 7 de agosto cerca de 170 países em prol da amamentação. No Brasil, as comemorações deste ano foram intensificadas a partir de um decreto do Senado que oficializou o agosto dourado, como um mês inteiro de ações voltadas para a causa.

No Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Centro de Referência da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), o mês de conscientização que confirma o padrão ouro do leite humano será marcado por duas atividades abertas a usuários e profissionais de saúde.

Nesta quarta-feira (16/8), um grupo educativo especial para gestantes e suas famílias será realizado a partir de 13h30. Com a proposta de promover um momento de compartilhamento de experiências entre os futuros papais, o grupo é uma ótima oportunidade para os profissionais sanarem dúvidas e desmistificarem crenças antigas que possam contribuir para o desmame precoce.

Com o tema Quem incentiva, amamenta, no dia 28/8, às 10h, a programação terá início com a aula magna Aleitamento Materno na Agenda da Saúde Global, proferida pelo diretor do Centro de Relações Internacionais (Cris/Fiocruz), Paulo Buss. Em seguida, uma mesa redonda reunirá diversos perfis de profissionais que lutam diariamente pelo incentivo à amamentação. A importância da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (Ihac) como política de apoio ao aleitamento, o papel da enfermagem, assim como do pediatra no auxílio às nutrizes e, por fim, a experiência do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), com a sala de apoio à amamentação no ambiente de trabalho guiarão o debate.

Os eventos acontecerão no Centro de Estudos Olinto de Oliveira, localizado na Av. Rui Barbosa, 716, Flamengo, Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas através do e-mail: centroestudos.iff.fiocruz@gmail.com. Para mais informações entrar em contato através do telefone (21) 2554-1703.

Voltar ao topo Voltar