Início do conteúdo

25/05/2017

Campus Fiocruz Mata Atlântica celebra Dia da Biodiversidade

Kath Lousada (Campus Fiocruz Mata Atlântica)


Em programação voltada para o tema da preservação de ecossistemas e promoção da saúde, o Dia da Biodiversidade (22/5) foi comemorado no Campus Fiocruz Mata Atlântica (CFMA) com pesquisadores de diversas unidades da Fiocruz, alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino do Rio de Janeiro e moradores do Setor 1 da Colônia Juliano Moreira.

Alunos da rede pública de ensino participaram de atividades no Horto Escola (Foto: Lin Lima - Campus Fiocruz Mata Atlântica)

 

Com as preleções de Elba Lemos, Paulo Sérgio D’Andrea, Ricardo Moratelli, Juliana Wotzasek Rulli Vallardi e mediação de Cristina Araripe, o seminário Biodiversidade e Saúde debateu a importância de uma visão holística do indivíduo a partir do conceito ampliado de saúde, o qual aponta para as relações entre as condições de saúde e seus determinantes sociais, culturais e ambientais.

Ao longo do percurso em trilha de 45 minutos, os alunos do Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht (CEBS) aprenderam sobre o monitoramento da biodiversidade, restauração ecológica com espécies da Mata Atlântica e proteção da fauna autóctone. Em seguida, no Horto Escola, realizaram atividade de manejo e produção de mudas. Para o professor de biologia do CEBS, Marco Aurélio, “sair de um modelo de sala de aula para um momento de prática tem uma importância muito grande no que diz respeito a sensibilizar o aluno para o que estamos comemorando hoje, o dia mundial da biodiversidade.”

Disseminar o conhecimento sobre prevenção, combate e cuidados de doenças em áreas endêmicas também foi o objetivo do evento. No pátio do pavilhão, pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e do Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica (PDCFMA) apresentaram práticas de estudo, pesquisa, monitoramento e vigilância que são realizados para o controle de zoonoses.

Os biólogos Simone Miranda de Costa e Wagner Alexandre Costa do IOC/Fiocruz falaram sobre a leishmaniose, doença negligenciada presente em regiões de mata. Com uma armadilha luminosa, esclareceram ao público como é realizado o estudo da fauna e dos vetores a partir da captura e identificação das espécies que ocorrem em determinados territórios. No caso específico da região onde está localizado o Campus Mata Atlântica, os moradores do entorno puderam aprender a reconhecer os índicos da doença e a forma de combate, uma vez que a área é considerada endêmica. O IOC/Fiocruz também se fez presente com a ação 10 minutos contra o Aedes

O Dia da Biodiversidade foi organizado pelo Comitê Gestor Técnico-Científico do Campus Fiocruz Mata Atlântica, com o apoio da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente e da Presidência da Fundação. A atividade de pintura no pátio do pavilhão foi realizada com o apoio da Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi.

Voltar ao topo Voltar