Início do conteúdo

04/11/2013

Canal Saúde amplia programação para 15 horas diárias

Gabriel Fonseca


O Canal Saúde/Fiocruz ampliou sua programação para 15 horas. A emissora, que desde 29 de abril deste ano havia passado de dez para 14 horas por dia no ar, agora exibe seu conteúdo das 8h às 23h, nos sete dias da semana. O acréscimo de mais uma hora na programação diária é mais um passo para alcançar o objetivo de chegar a 24 horas diárias de programação. O aumento gradativo do tempo de programação faz parte de um conjunto de metas estabelecido com o Ministério da Saúde e com a Oi TV, que transmite o Canal Saúde para Conselhos de Saúde em todo o Brasil.

O acréscimo de mais uma hora na programação diária é mais um passo para alcançar o objetivo de chegar a 24 horas diárias de programação (foto: Peter Ilicciev)
 

Segundo a superintendente do Canal Saúde, Márcia Corrêa e Castro, com o aumento no número de horas de programação, o Canal segue no caminho para se consolidar como uma emissora de televisão pública, o canal do Sistema Único de Saúde (SUS), parte de uma política de estado e não de governo. "O objetivo é atingir as 24 horas de programação na virada de 2014 para 2015", conta Márcia. "Mas já temos como meta chegar a 18 horas de transmissão já na virada deste ano para 2014", revela a superintendente.

Parcerias

Para conseguir dar conta do número de horas que precisa ficar no ar, o Canal Saúde se vale de uma série de parcerias que fornecem conteúdo de qualidade para a sua grade, além dos programas que a emissora produz por conta própria. 

Entre os produtores que têm programas veiculados no Canal pode-se destacar a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a MultiRio, a Rede Minas, a VideoSaúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica em Saúde (Icict/Fiocruz), a Casa de Oswaldo Cruz, a Fundacentro, a TV Câmara, a Fase TV e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre outros.

Esses parceiros são responsáveis por diversas produções que estão na grade do Canal Saúde como Cidade Inteligente, programa da MultiRio que oferece um espaço de reflexão sobre a vida nas grandes cidades e vai ao ar aos sábados, às 10h, com reprises aos domingos às 10h30; Planeta, programa do Canal Minas Saúde que vai ao ar às terças-feiras às 12h, com reprises às 21h30 e às quintas às 12h e às 21h30; América Latina Viva, da UFPR, exibido segundas, quartas e sextas às 19h30 e aos sábados às 20h; e o Tome Ciência, da SBPC, que é exibido às sextas, às 20h e aos domingos, às 20h30.

Algumas das parcerias se iniciaram quando o Canal Saúde ainda não era uma emissora e só fornecia conteúdo para outras TVs, dentro do conceito de canal virtual. Em algumas das parcerias vigentes até hoje esse conceito ainda vigora e o Canal apenas oferece seu conteúdo. Entre os exemplos desse modelo estão a NBR e a TV Alerj, da Assembleia do Rio de Janeiro. Já muitas outras parcerias são de mão dupla e a emissora da Fiocruz exibe conteúdo dos parceiros e oferece como contrapartida os programas produzidos por ela. Um exemplo é a Rede Minas, que veicula o Unidiversidade, o Ciência e Letras e o Ligado em Saúde; e de quem o Canal Saúde exibe o programa Planeta.

No total, 12 parceiros exibem os programas do Canal Saúde, enquanto a emissora da Fiocruz utiliza programas de nove dessas TVs. E há perspectiva de outras oito parcerias para 2014 com Ipea, Embrapa, Televisión América Latina (TAL), TV Câmara Tupã SP, TV INES, TV Porto Velho, TVE Jundiaí e TV Comunitária de Ponta Grossa.

"As parcerias fazem parte não só da estratégia de busca por uma maior disseminação territorial como de cumprir nossa missão de servir ao interesse público, partilhando missões com televisões públicas como TVs câmaras, TVs assembleias, TVs comunitárias. Então fazemos um esforço para, através dessas parcerias, cumprir a missão pública de chegar ao cidadão", explica Márcia Fixel, responsável por coordenar as parcerias do Canal Saúde.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação – Canal Saúde/Fiocruz/Ministério da Saúde
Gabriel Cavalcanti da Fonseca – 21 3194-7743
gabrielcfonseca@gmail.com

Voltar ao topo Voltar