Início do conteúdo

05/07/2013

Canal Saúde assina termo de cooperação para implantar projeto na Argentina


O Canal Saúde serviu de inspiração para a estruturação de uma emissora de TV na Argentina, que nasce nos mesmos moldes do projeto iniciado na Fiocruz. O Canal Salud, que será gerido pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nacional de Córdoba (UNC), será o primeiro canal de televisão argentino a tratar exclusivamente da saúde. Sua estreia está prevista para setembro. Em cerimônia realizada na Argentina, a Fiocruz, por meio do Canal Saúde, o Consulado do Brasil em Córdoba e a universidade assinaram um termo de cooperação para a criação do Canal Salud.

Pátio da reitoria da Universidade Nacional de Córdoba 

Em agosto, dois técnicos do canal argentino virão ao Rio de Janeiro fazer uma visita ao Canal Saúde, na Fiocruz, para conhecer de perto como funciona a estrutura de produção e veiculação do parceiro brasileiro. A criação do Canal Salud é fruto da experiência bem sucedida da participação da Universidade Nacional de Córdoba na Videomed, um festival de vídeos médicos realizado desde 1985, que já teve edições no Brasil, Espanha e em países da América Latina, como a Argentina.

Inicialmente, o Canal Salud ocupará uma faixa no canal da Universidade de Córdoba e a expectativa é de que o projeto possa ganhar seu lugar como uma emissora exclusivamente dedicada à saúde graças a Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual, mais conhecida como a Lei de Meios argentina. Entre os objetivos da Lei de Meios está a democratização da comunicação por meio da redistribuição das frequências, reduzindo a concentração de poder nas mãos de pequenos grupos que controlam a maior parte da mídia e abrindo espaço para canais dedicados à saúde, aos indígenas, aos movimentos sociais e às entidades regionais, entre outros.

Assinaram o acordo o reitor da Universidade Nacional de Córdoba, Gustavo Tamarit, o decano da Faculdade de Ciências Médicas, Gustavo Irico, os superintendentes do Canal Saúde/Fiocruz, Arlindo Fábio Gómez de Sousa e Márcia Corrêa e Castro, e Esteban Falcón, do Serviço de Rádio e Televisão (SRT) da UNC.

Mais informações
Assessoria de Comunicação – Canal Saúde/Fiocruz/Ministério da Saúde
Ana Cristina Figueira e Gabriel Cavalcanti da Fonseca: (21) 3194-7743 / 9872-7813 / 8880-8075
anacrisfigueira@fiocruz.br e gabrielcfonseca@gmail.com

Voltar ao topo Voltar