Início do conteúdo

09/03/2017

Centro de Estudos da Fiocruz Amazonas aborda entrevistas como instrumento de pesquisas em saúde

Eduardo Gomes (Fiocruz Amazonas)


Destacar e apresentar as especificidades dos diferentes tipos de entrevistas é o principal objetivo da palestra A entrevista como instrumento de pesquisa em saúde, promovida pelo Centro de Estudos do Instituto Maria e Leônidas Deane (ILMD/ Fiocruz Amazonas), a ser ministrada por Maximiliano Loiola Ponte, pesquisador do Instituto.

Segundo o pesquisador, a ideia é apresentar a entrevista como um instrumento de forma mais complexificada. “A entrevista é um instrumento que todo mundo usa, mas a gente não pensa nas especificidades dessa ferramenta no campo da pesquisa. Ela é uma espécie de interação social que acontece no campo das relações de poder entre as pessoas”, explicou.

Na oportunidade, serão abordados os aspectos envolvidos no processo de retorno da informação, os tipos de informações que podem ou não ser obtidas através de uma entrevista, os limites e possibilidades do uso dessa ferramenta. “A proposta é fazer uma explanação, a partir da literatura e também da minha experiência como pesquisador no campo da saúde”, disse Ponte.

O Centro de Estudos da Fiocruz Amazonas é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ensino para a promoção da saúde. A entrada é gratuita e podem participar estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

Sobre o palestrante

Maximiliano é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, com residência médica em Psiquiatria, mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas, e doutor em Ciências pelo Instituto Nacional da Criança, da Mulher e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Pesquisador do Fiocruz Amazonas, atua principalmente nas seguintes áreas: saúde indígena, antropologia da saúde e saúde mental.

A palestra ocorrerá nesta sexta-feira (10/3), às 9h, no salão Canoas, situado na rua Teresina, 476, Adrianópolis, Manaus (AM).

Voltar ao topo Voltar