Início do conteúdo

20/07/2016

Deputado americano discute esforço global contra o zika em visita a Fiocruz

André Costa (Agência Fiocruz de Notícias)


O diretor do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Wilson Savino, e os membros do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz) Lúcia Marques, Regina Ungerer, Carlos Linger e José Roberto Ferreira se reuniram com o deputado americano Jeff Duncan, da Carolina do Sul, e com representantes do consulado dos Estados Unidos em reunião realizada no campus de Manguinhos, no Rio de Janeiro, na última terça-feira (19/7).

Na ocasião, uma visão abrangente da história da Fiocruz desde seu surgimento até os dias atuais foi apresentada ao deputado, que integra as comissões de relações externas e de terrorismo do Congresso Americano. Dúvidas sobre acordos de cooperação internacional da Fundação também foram esclarecidas, assim como questões relacionadas à atuação da Fiocruz de combate e prevenção ao vírus zika.

A necessidade de um esforço global para o combate a epidemias contemporâneas como a de zika foi reforçado. “Qualquer doença infecciosa hoje é, por definição, global. As doenças infecciosas circunscritas a um espaço limitado fazem parte do passado. Isso torna o mundo todo responsável”, disse Savino.

Voltar ao topo Voltar