Início do conteúdo

14/04/2011

Editora Fiocruz fará lançamentos em congresso na segunda (18/4)

Fernanda Marques


A Editora Fiocruz lançará cinco títulos durante o 5° Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, em São Paulo. Os lançamentos ocorrerão nesta segunda-feira (18/04), entre 17h e 17h30, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Na ocasião, também serão relançados outros cinco títulos recentes da Editora.



Os novos títulos são:


Análise Sociológica das Políticas de Saúde

Patrice Pinell

Coletânea de artigos assinados pelo médico e sociólogo Patrice Pinell, pesquisador do Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale (Inserm) e membro do conselho diretor do Centro de Sociologia Europeia (Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais), ambos sediados em Paris. O livro faz uma análise sócio-histórica da gênese de políticas de saúde na França. Os temas em debate incluem as políticas de luta contra o câncer e a Aids, e aquelas destinadas ao enfrentamento de problemas como as crianças ‘inadaptadas’ ou ‘anormais’, com ‘inteligência inferior’, e os jovens ‘delinquentes’, usuários de drogas. Embora os estudos de caso tratem da experiência francesa, a obra traz contribuições importantes para o leitor brasileiro, principalmente por conta dos aspectos universais que podem ser apreendidos a partir da leitura.


Nos Domínios do Corpo: o saber médico luso-brasileiro no século XVIII

Jean Luiz Neves Abreu | Coleção História e Saúde

O corpo, sua anatomia e funções não são algo ‘natural’, mas uma construção do saber médico; e as concepções médicas, por sua vez, estão atreladas ao universo cultural. É a partir desta constatação inicial que o autor desenvolve suas análises. Ele se debruçou sobre antigos tratados de medicina e manuais de prática médica escritos por médicos luso-brasileiros e estrangeiros. A pesquisa revela, entre outros aspectos, as diferentes vertentes do saber médico luso-brasileiro do período: o livro mostra como uma medicina recheada de aspectos mágicos e religiosos passou, sobretudo nas últimas décadas do século XVIII, a ser confrontada por conhecimentos fundamentados no experimentalismo e no racionalismo.


As Representações Sociais e a Experiência com o Diabetes: um enfoque socioantropológico

Reni Aparecida Barsaglini | Coleção Antropologia e Saúde

A proposta do livro é lançar um olhar diferenciado sobre o diabetes, a partir da sociologia e da antropologia. A obra destaca a importância de ouvir com atenção as pessoas que vivenciam uma condição crônica como o diabetes: essa escuta pode subsidiar intervenções de saúde que sejam mais sensíveis aos aspectos culturais e favoreçam a interação entre profissionais e adoecidos. A pesquisa que originou a publicação utilizou metodologia qualitativa, incluindo consulta à literatura biomédica básica e a documentos de entidades ligadas ao diabetes, entrevistas com pacientes, familiares e profissionais de saúde, e observações em campo (no bairro, na residência e na unidade de saúde).


Saúde do Trabalhador na Sociedade Brasileira Contemporânea

Carlos Minayo, Jorge Mesquita Huet Machado e Paulo Gilvane Lopes Pena (orgs.)

Apresenta o estado da arte em saúde do trabalhador ao debater questões como a incorporação tecnológica e a globalização dos mercados, assim como a persistência de formas arcaicas de produção, a precarização do trabalho e a exclusão social. O foco é a saúde integral do trabalhador: os autores procuram interpretar a origem das situações seja do ponto de vista tecnológico, econômico, social ou político. Eles estudam todo o processo de trabalho, que engloba, sobretudo, as relações sociais. Entre as principais contribuições da coletânea destacam-se a incorporação do setor de serviços ao debate em saúde do trabalhador e a reflexão sobre questões de saúde mental, abordando as subjetividades, o sofrimento e o estresse dos trabalhadores. A obra também traz análises sobre políticas públicas e vigilância em saúde do trabalhador. Ao fazer um diagnóstico da área, o livro identifica avanços e lacunas e, assim, sinaliza propostas de ação.


Saúde Mental e Atenção Psicossocial

Paulo Amarante | Coleção Temas em Saúde

O objetivo central do livro é contribuir para o entendimento das dimensões e estratégias do campo da saúde mental e atenção psicossocial, bem como para a análise dos caminhos e tendências das políticas brasileiras nessa área. Na publicação, o autor faz uma reflexão sobre o percurso que vai das bases da psiquiatria – e do manicômio – aos projetos atuais, que buscam construir um ‘novo lugar’ para as pessoas em sofrimento mental.


Os relançamentos são:


Correndo o Risco: uma introdução aos riscos em saúde 

Luis David Castiel, Maria Cristina Rodrigues Guilam e Marcos Santos Ferreira | Coleção Temas em Saúde


Direitos e Ajuda Humanitária: perspectivas sobre família, gênero e saúde

Jaqueline Ferreira e Patrice Schuch (orgs.)


Família Contemporânea e Saúde: significados, práticas e políticas públicas

Leny A. Bonfim Trad (org.) | Coleção Criança, Mulher e Saúde


Humanização do Parto: política pública, comportamento organizacional e ethos profissional

Mônica Bara Maia


Pesquisa em Saúde Coletiva: fronteiras, objetos e métodos

Virgínia Hortale, Carlos Octávio Fiúza Moreira, Regina Cele de Andrade Bodstein e Célia Leitão Ramos (orgs.)


Para outras informações sobre o Congresso, clique aqui.


Publicado em 14/4/2011.

Voltar ao topo Voltar