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13/08/2010

EPSJV lança novos livros sobre educação, saúde e trabalho

Talita Rodrigues


Um panorama crítico das concepções pedagógicas que sustentam as práticas de educação profissional em saúde; uma análise documental das políticas de formação dos agentes comunitários de saúde no primeiro governo Lula; e uma discussão sobre o papel do Brasil nas estratégias imperialistas do capitalismo contemporâneo: esses são os temas de três dos livros que serão lançados pela  Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) na próxima terça-feira (17/8), como parte da programação dos seus 25 anos. No seminário comemorativo, será lançado também uma coletânea na qual Ricardo Antunes, Roberto Leher e Ligia Bahia fazem, respectivamente, um balanço das mudanças no mundo do trabalho e das políticas de educação e saúde nos últimos 25 anos.



Virgínia Fontes, historiadora, professora-pesquisadora da EPSJV e da Universidade Federal Fluminense, é a autora do livro O Brasil e o capital-imperialismo. Teoria e história, uma parceria com a Editora UFRJ. A obra, que faz parte da coleção Pensamento Crítico, da Editora UFRJ, propõe um retorno aos clássicos para compreender o papel desempenhado pelo Brasil nas formas contemporâneas do imperialismo capitalista. Ancorada num referencial marxista, Virgínia revisita e atualiza o trabalho de Lenin sobre imperialismo e recorre a Gramsci para entender, entre outras coisas, a sociedade civil brasileira e o papel de uma burguesia "nacional". As condições de luta de classe no Brasil contemporâneo e o aprofundamento das relações capitalistas brasileiras, que aconteceu sobre um pano de fundo de expropriações intensificadas, também são um pano de fundo do livro.


Trabalho, educação e correntes pedagógicas no Brasil: um estudo a partir da formação dos trabalhadores técnicos da saúde, também publicado em parceria com a Editora UFRJ, é o resultado de uma pesquisa de Marise Ramos, professora-pesquisadora da EPSJV e da Uerj. A obra apresenta uma sistematização crítica das concepções de educação existentes, passando por conceitos como o de politecnia e de ensino em serviço. Esse é o pano de fundo para que, em seguida, a autora analise os referenciais teóricos que orientam as políticas e práticas da educação profissional em saúde no Brasil.



As políticas de educação profissional em saúde também são tema do livro Educação e trabalho em disputa no SUS: a política de formação dos agentes comunitários de saúde, da professora-pesquisadora da EPSJV, Márcia Valéria Morosini. Por meio de uma análise rigorosa de vários documentos, a autora revisa as etapas de formulação da política de formação dos ACS entre 2003 e 2005. Baseada em Gramsci e outros autores marxistas, a autora discute conceitos como qualificação profissional e trabalho simples. No dia 17 de agosto, às 14h, as autoras dos lançamentos participarão da mesa-redonda Produção e difusão do conhecimento: ampliando a educação politécnica, coordenada por Carlos Nelson Coutinho, professor da UFRJ e diretor da Editora UFRJ. Na sequência, haverá sessão de autógrafos.



Balanço dos 25 anos


Já o livro Trabalho, Educação e Saúde – 25 anos de formação politécnica no SUS, que tem o mesmo nome do seminário comemorativo do aniversário da EPSJV, traz artigos de Lígia Bahia, que trata das conquistas e desafios da saúde no Brasil nesse período; Roberto Leher, que faz uma análise das políticas públicas de educação no país; e de Ricardo Antunes, que traça um panorama sobre as transformações do  mundo do trabalho. O livro traz ainda um texto de Cátia Guimarães, Isabel Brasil e Márcia Valéria Morosini, vinculando a trajetória da EPSJV a essa história recente do Brasil. Os balanços contidos no livro serão tema também das palestras que Roberto Leher (17/8), Ricardo Antunes e Ligia Bahia (ambos em 18/8) farão na EPSJV durante o seminário de aniversário. Os autores vão autografar os livros após a palestra.



Mais lançamentos


A sessão de autógrafos que acontecerá após a mesa-redonda, às 16h30, será estendida a outros livros e materiais produzidos este ano pela EPSJV. Portanto, serão lançados ainda os volumes 1 e 4 da coleção Conceitos e métodos para a formação de profissionais em laboratórios de saúde, composta por livros educativos desenvolvidos em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). A coleção é organizada por Etelcia Molinaro (EPSJV), Luzia Caputo (IOC) e Regina Amendoeira (IOC).



Outro lançamento do evento será o livro A direita para o social e a esquerda para o capital (Xamã, 2010, São Paulo), novo trabalho do Coletivo de Estudos de Política Educacional, grupo de pesquisa da EPSJV. A publicação é organizada por Lúcia Neves.


Na ocasião, também serão lançados a versão em hipertexto do Dicionário de educação profissional em saúde e em hipermídia do livro O território e o processo saúde doença, da coleção Educação Profissional e Docência em Saúde: a Formação e o Trabalho do ACS. Os dois materiais educativos foram produzidos pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais (Nuted) da EPSJV.


Serviço


O Brasil e o capital-imperialismo. Teoria e história

Virgínia Fontes

EPSJV e Editora UFRJ, 2010

388 páginas


Trabalho, educação e correntes pedagógicas no Brasil: um estudo a parir da formação dos trabalhadores técnicos da saúde

Marise Ramos

EPSJV e Editora UFRJ, 2010

290 páginas


Educação e trabalho em disputa no SUS: a política de formação dos agentes comunitários de saúde

Márcia Valéria Morosini

EPSJV, 2010

204 páginas


Trabalho, Educação e Saúde – 25 anos de Formação Politécnica no SUS

Cátia Guimarães, Isabel Brasil e Márcia Valéria Morosini (organizadoras)

EPSJV, 2010

304 páginas


Publicado 13/8/2010.

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