Início do conteúdo

14/05/2010

Escola Politécnica de Saúde lança nova edição da revista 'Poli'

Raquel Torres


Acaba de sair a edição número 11 da revista Poli, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), com uma reportagem de capa que traz um panorama sobre o tema das drogas. Além de discutir questões legais e estratégias atualmente utilizadas para prevenir o uso, a matéria propõe um debate no campo da saúde pública. Aproveitando que o mês de junho traz o início da Copa do Mundo, a revista traz uma discussão sobre a realização de megaeventos esportivos e suas consequencias para as cidades e países sede.



Aproveitando também que os próximos meses trazem o inverno e, com ele, a preocupação com a já famosa influenza A H1N1, a seção Em dia com a história conta a trajetória de outra gripe da mesma "família": a espanhola, que matou 40 milhões de pessoas no início do século 20. Mas mostra que, na "nova" gripe, não há motivo para tanto alarde. Num momento em que diversos países da América Latina discutem a democratização da comunicação, a desconcentração da mídia e propostas de comunicação pública, a entrevista dessa edição traz o sociólogo Venício de Lima, que analisa esse processo.


A revista traz ainda uma reportagem sobre a Escola Nacional Florestan Fernandes, que agora conta com uma Associação de Amigos para dar apoio político e material. Já na seção Dicionário, a Poli discute o conceito de hegemonia, explicando como a coerção e o convencimento agem para manter uma determinada estrutura social. Na seção Livros, o professor-pesquisador da EPSJV Márcio Rolo faz uma resenha do livro Crítica da imagem e da educação: reflexões sobre a contemporaneidade, organizado por Roberta Lobo.


Publicado em 12/5/2010.

Voltar ao topo Voltar