Início do conteúdo

08/08/2017

Fiocruz leva museu de ciência a Realengo

COC/Fiocruz


O museu itinerante da Fiocruz promete compartilhar muito conhecimento científico, atividades divertidas e arte com o público de Realengo. Coordenada pelo Museu da Vida, a unidade móvel apresenta os seguintes temas nessa temporada na Zona Oeste: Por dentro de nós”, Na onda da transformação e Viagens Cósmicas. Além das ações levadas pelo caminhão da ciência, haverá apresentações da peça O rapaz da rabeca e a moça Rebeca em escolas públicas da região. O museu sobre rodas monta sua exposição interativa na Primeira Igreja Batista, em Jardim Novo Realengo. 

A unidade móvel é uma iniciativa com patrocínio da Sanofi e copatrocínio da Droga Raia, Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC) e EDF Norte Fluminense, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O caminhão da ciência também conta com apoio do CNPq / Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Em quase 11 anos de viagens por cidades da Região Sudeste do país, alcançou um público estimado em 650 mil pessoas, que puderam se divertir e conhecer as atividades do Ciência Móvel. Com 155 viagens feitas a cidades da Região Sudeste do país, num total de cerca de 70 mil quilômetros percorridos.

No espetáculo teatral O rapaz da rabeca e a moça Rebeca, os estudantes vão poder conhecer a história de um casal de jovens cujas famílias não se entendem. A partir da trajetória deles, a peça usa a linguagem do cordel para falar de forma leve e divertida sobre HIV/Aids, tema que pretende atingir alunos dos dois últimos anos do Ensino Fundamental (8º e 9º) e, também, do Ensino Médio. A peça pode ser vista nas escolas locais entre 7 e 11 de agosto, com entrada grátis.

Com o Ciência Móvel - Arte e Ciência sobre Rodas, o visitante confere atrações para todas as idades. Em Por dentro de nós, o visitante confere informações sobre o corpo humano e a saúde: o mundo micro (microscopia e entomologia), o mundo macro (modelos anatômicos, sistemas vitais), percepção (percepção visual com câmaras escuras e os modelos de olho, anamorfose e ilusão de óptica), percepção auditiva (espelhos sonoros, modelo de orelha e diapasão). 

Em Na onda da transformação, são apresentados temas relacionados à energia e ao movimento: energia elétrica (pilha humana, casa maquete, mini usina hidrelétrica) e energia mecânica (cadeira giratória, alavanca, roldanas e girotec – uma espécie de grande ‘pião’ que gira em todas as direções). 

O caminhão da ciência também leva um planetário digital. Com o tema Viagens cósmicas, o equipamento permite uma aventura pelo universo. O equipamento projeta uma programação feita por especialista sobre o universo, além de permitir ainda a exibição de filmes científicos para domo (antigo cinema 360°). Filmes sobre ciência serão exibidos dentro do caminhão, que se transforma em sala de vídeo. Saiba mais sobre o Ciência Móvel no site do Museu da Vida
 

Voltar ao topo Voltar