Início do conteúdo

13/11/2015

Fiocruz Piauí realiza 1° Encontro da Pós-Graduação no estado

Fiocruz Piauí


O escritório técnico regional da Fiocruz no estado do Piauí realizou, em 31 de outubro, o 1° Encontro da Pós-Graduação, que ocorreu em paralelo ao 1° Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba e ao 5° Seminário de Ensino na Saúde, na cidade de Parnaíba, no litoral piauiense. O encontro na Fiocruz Piauí, que tem sede no estado desde março de 2013, tinha como objetivo expor e fazer um balanço das atividades de ensino realizadas na localidade. Atualmente, dois mestrados estão em curso no Piauí: o mestrado profissional em Epidemiologia de Doenças Negligenciadas, oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz); e o mestrado acadêmico em Medicina Tropical, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). 

No encontro, os estudantes apresentaram os seus trabalhos e interagiram com os pesquisadores presentes (foto: Mariana Borges)

 

“Este foi um momento não somente para mostrarmos as nossas atividades de ensino e pesquisa, que já são muitas e importantes para o estado, mas para fazermos um planejamento das ações futuras da Fiocruz Piauí”, afirmou o coordenador do escritório técnico regional da Fundação, Regis Gomes. Segundo ele, a equipe do escritório tem trabalhado para estreitar ainda mais as colaborações no estado, fazendo um diagnostico das necessidades locais em Saúde Pública, para que as atividades da Fiocruz tenham um impacto positivo na região.  

Ambos os cursos já apresentam dissertações defendidas e outras agendadas para serem defendidas em breve. No evento, pesquisadores mostraram os primeiros resultados das dissertações concluídas nos programas da Ensp e do IOC, que foram desenvolvidas em parcerias com as universidades Federal e Estadual do Piauí, com o Instituto Federal e a Secretaria de Saúde do Piauí. 

O evento teve início com a palestra Novas epidemias, velhos problemas e desafios atuais, ministrada pelo coordenador do escritório técnico regional da Fiocruz do Mato Grosso do Sul, Rivaldo Venâncio da Cunha. "A Fiocruz possui um histórico de colaboração com o estado do Piauí que tem permitido o desenvolvimento de pesquisas em algumas áreas", afirmou Venâncio. 

Também estiveram presentes no encontro em Parnaíba a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), Nísia Trindade Lima, o pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Bodo Wanke, um dos colaboradores da pós-graduação no Piauí, e a pesquisadora Marcia Chame, coordenadora do Centro de Informação em Saúde Silvestre da Fiocruz, que desenvolve projetos de pesquisas no sertão piauiense, formando recursos humanos e gerando conhecimento. Na ocasião, também foi debatida uma agenda de cursos e projetos de pesquisas com todos os profissionais participantes do evento.  

Embalados pela beleza do litoral de Parnaíba, onde um dos três deltas existentes no mundo fica localizado, os estudantes apresentaram os seus trabalhos de forma oral e em poster, e interagiram com os pesquisadores presentes. Eles também foram agraciados com prêmios para os três primeiros colocados em ambas as formas de apresentação. "Ao final, o encontro deixou uma certeza de que outros virão e que a Fiocruz Piauí já faz parte da realidade dos piauienses", concluiu Regis Gomes.

Voltar ao topo Voltar