21/11/2007
Rafael Cavadas
Um novo espaço para abrigar as bibliotecas virtuais em saúde acaba de ser lançado pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz. É a BVS Fiocruz, que facilita a consulta bibliográfica de pesquisadores e alunos de pós-graduação ao reunir diversas bases de dados nacionais e internacionais, periódicos e a produção acadêmica sobre saúde em um único espaço.
A vantagem da BVS Fiocruz é que o usuário não precisa navegar por diferentes sítios para fazer sua pesquisa bibliográfica. Agora, em um só espaço o internauta faz a busca integrada, por exemplo, sobre aleitamento materno e encontrar textos de referência para a sua pesquisa nas BVS de Aleitamento Materno, Saúde Pública, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Integralidade, Educação Profissional em Saúde ou mesmo em História da Saúde e da Medicina. Antes, para ter acesso a um conteúdo tão variado, o usuário tinha que repetir a busca em diferentes sítios.
Os seis periódicos desenvolvidos na Fiocruz (Cadernos de Saúde Pública, Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Trabalho, Educação e Saúde, Radis e Reciis) podem ser encontrados nessa nova BVS Fiocruz. O mesmo vale para as teses e dissertações defendidas nos cursos de pós-graduação da instituição. Parte desse material pode ser encontrada em textos completos.
A BVS Fiocruz garante também acesso às dez bibliotecas que compõem a rede de bibliotecas da Fiocruz, ao Scielo, ao Portal Capes, ao Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde da Bireme, entre outros, além das bibliotecas biográficas, que contam a trajetória de Adolpho Lutz e de Sergio Arouca. A BVS Fiocruz pode ser consultada aqui.