Início do conteúdo

05/08/2006

Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde faz 25 anos com evento comemorativo


Um dos pilares do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) completa 25 anos de atividades em benefício da saúde da população brasileira. Nesta terça-feira (05/09) o evento Controle da qualidade de medicamentos: os desafios do novo milênio, no auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, comemora o aniversário da unidade da Fiocruz.


O INCQS é o principal órgão nacional para as questões tecnológicas e normativas relativas ao controle da qualidade de insumos, produtos, ambientes e serviços voltados para o setor de saúde. Em nível nacional, coordena, em parceria com a Gerência Geral de Laboratórios de Saúde Pública, a Rede Nacional de Laboratórios Oficiais de Controle de Qualidade em Saúde. Nos estados e municípios atua em parceria com os serviços de vigilância sanitária na criação e execução de programas de análise e monitoramento. As atividades do INCQS se inserem num amplo espectro técnico-científico, com o objetivo central de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, zelando pela qualidade de alimentos, medicamentos, cosméticos, produtos biológicos, sangue e seus derivados, além de outros produtos e serviços.


Entre as suas principais atribuições estão a elaboração de pareceres técnicos sobre questões relacionadas à vigilância sanitária; inspeção e avaliação de indústrias e laboratórios; avaliação de produtos; discussão e elaboração da legislação sanitária; discussão, atualização e divulgação de conceitos e metodologias e desenvolvimento e implantação de metodologias analíticas. Fundado em 1981, o Instituto também atua em estreita colaboração com o Programa de Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids), avaliando e certificando kits de diagnósticos. Desenvolve ainda parcerias com vários segmentos da sociedade e estimula a cooperação técnica com a comunidade científica, nacional e internacional. Para obter mais informações sobre o Instituto, acesse o site: http://www.fiocruz.br/incqs.


Programação


Controle da qualidade de medicamentos: os desafios do novo milênio


Mesas-redondas

9h - 12h:

Presidente: Nádia Volpato (UFRGS)

Márcio Labastie (INCQS)

María Nella Gái (Universidad de Chile)


14h -17h (tradução simultânea):

Presidente: Silvia Storpirtis (Anvisa)

Dirk Barends (Holanda)

Pietro Fagiolino (Universidad de la República, Uruguay)

Voltar ao topo Voltar