Início do conteúdo

19/12/2011

IOC participa de livro premiado que destaca perspectivas sobre a tuberculose

Joao Paulo Soldati


Quando foram convidados para escrever um capítulo sobre bancos de dados e ferramentas computacionais que pudessem auxiliar no desenvolvimento de vacinas contra a tuberculose, através da análise comparativa de genomas, o técnico em saúde pública, Marcos Catanho, do Laboratório de Genômica Funcional e Bioinformática do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e o pesquisador Antonio Basílio de Miranda, do Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas do IOC não poderiam antecipar que a iniciativa seria agraciada com o Premio Anual de Salud, oferecido pelo Ministério de Saúde de Cuba. Premiada na categoria Livro: trabalho coletivo de autores, a obra The Art & Science of Tuberculosis Vaccine Development conta com 28 capítulos, todos acessíveis gratuitamente na internet.



O capítulo Bioinformatics and tuberculosis vaccine development: a comparative genomics approach conta um pouco sobre a origem da Biologia Computacional e da Bioinformática, dos novos desafios e das abordagens da genômica, além de descrever e comparar recursos computacionais atualmente disponíveis para a análise comparativa de genomas microbianos que possam ser aplicados à identificação de novos alvos para fármacos e antígenos vacinais contra a tuberculose.


O livro, que levou cerca de um ano para ser editado, é resultado de um projeto sem fins lucrativos, organizado pelos pesquisadores Norazmi Mohd Nor, da Malásia, e pelos cubanos Armando Acosta e Maria Elena Sarmiento. A obra foi realizada a partir da contribuição de cientistas e artistas de várias partes do mundo. “Produzir e poder compartilhar informações que possam auxiliar no combate à tuberculose, e que estejam ao alcance de todos, é o nosso maior prêmio”, comemora Marcos. Todo o conteúdo está disponível online e os capítulos podem ser baixados em arquivos no formato PDF. Clique aqui para acessar o endereço da página de acesso do livro.


Publicado em 19/12/2011.

Voltar ao topo Voltar