Início do conteúdo

31/10/2013

Lançado há pouco mais de um ano, Portal Fiocruz alcança 5,5 milhões de visualizações

Juliana Krapp


O Portal Fiocruz ultrapassou, em outubro, a marca de 5,5 milhões de visualizações de página. A versão anterior do portal precisou de cerca de quatro anos e três meses para atingir essa mesma marca: de março de 2008 até maio de 2012, o veículo antigo teve 5,44 milhões de visualizações. Um pouco menos do que o site atual conquistou em apenas um ano e quatro meses.

 

Isso significa que os internautas estão consumindo cada vez mais informações via Portal Fiocruz – e que este tem cumprido sua missão de divulgar os serviços e atividades da Fundação, tendo como foco o usuário-cidadão. Há outras métricas que comprovam isso, na comparação com o desempenho do site anterior. Por exemplo: de janeiro a maio de 2012, o portal antigo registrou 302 mil visitas, 183 mil visitantes únicos e 403 mil visualizações de página. Já o portal atual, na mesma proporção de tempo - de janeiro a maio de 2013 -, teve 338 mil visitas, 230 mil visitantes únicos e 1,54 milhão de visualizações de páginas.

Na versão anterior, e no mesmo período, os internautas se mantinham, na média de visitas, por apenas um minuto e 24 segundos no site; visitavam somente 1,3 página. Já no portal atual, os usuários permaneceram, de janeiro a maio de 2013, por cerca de quatro minutos e meio e consultaram 4,5 páginas, em média, a cada visita.

Além disso, o Portal Fiocruz é, hoje, muito mais visitado por pessoas que nunca estiveram anteriormente no site. Na trajetória do portal antigo, a média de novos visitantes se manteve em cerca de 50%. Já no atual, essa média é de 65%. Isso significa que mais pessoas têm tido acesso ao site. O que vai ao encontro de outra informação importante. Desde que foi ao ar, o novo Portal Fiocruz tem tido melhorias em seu processo de indexação, o que faz com que seus conteúdos apareçam com mais destaque nos mecanismos de busca. E, com isso, sejam mais facilmente encontrados por quem procura informações sobre os temas que refletem.

Histórico

Lançado em maio de 2012, o portal conjuga áreas de notícias e de textos institucionais, que buscam sempre esclarecer para o público externo quais são e como funcionam os serviços e produtos da Fiocruz. Com uma estrutura que oferece diferentes formas de navegação – hierárquica, por meio de destaques, via busca etc -, o espaço on-line foi planejado para permitir que os usuários encontrem com facilidade a informação que procuram. Ao mesmo tempo, o portal serve como porta de entrada para o acesso aos demais veículos de comunicação da Fiocruz. Isso significa que, ao melhorar seu desempenho, esse espaço on-line também pode colaborar para o incremento de audiência de outros espaços de divulgação e de conteúdo crítico.   

O Portal Fiocruz é coordenado pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde (CTIC/Icict), mas conta, dia a dia, com a colaboração de diversos setores e unidades da Fundação.

Visite o Portal Fiocruz.

Voltar ao topo Voltar