Início do conteúdo

15/04/2011

Livro aborda formação de trabalhadores técnicos em saúde no Mercosul

Talita Rodrigues


Resultado da pesquisa que investigou a educação dos trabalhadores técnicos em saúde nos países do Mercosul, o livro A formação dos trabalhadores técnicos em saúde no Brasil e no Mercosul foi lançado em março deste ano pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV). A obra mostra que esses profissionais representam a porção mais significativa da força de trabalho envolvida nos serviços de saúde dos países membros do bloco.



A publicação, organizada por Anamaria Corbo, Anakeila Stauffer, Júlio César Lima, Marcela Pronko e Renata Reis, traz os resultados da pesquisa A educação profissional em saúde no Brasil e nos países do Mercosul: perspectivas e limites para a formação integral de trabalhadores face aos desafios das políticas de saúde, coordenada pela EPSJV. A pesquisa analisou a formação dos trabalhadores técnicos em saúde nos países do Mercosul e pretende contribuir para o debate sobre a formação desses técnicos.


O primeiro capítulo do livro traz uma reflexão sobre o processo de integração regional deflagrado pela criação do Mercosul e aponta os entraves e possibilidades que possam subsidiar políticas de organização e fortalecimento de sistemas de saúde e de cooperação internacional entre o Brasil e os países do bloco. O segundo capítulo analisa a formação dos trabalhadores técnicos em saúde no Brasil. O terceiro capítulo traz uma sistematização inicial das informações de cada país do Mercosul, além dos principais aspectos da estruturação dos seus sistemas de educação e de saúde e uma apresentação geral da formação dos trabalhadores técnicos em saúde e da força de trabalho em saúde em cada um deles. Em sua conclusão, o livro traz uma sistematização breve dos principais resultados da pesquisa.


A investigação constatou que há uma desigualdade geográfica em relação à formação de técnicos no Brasil, com uma grande concentração de instituições formadoras no Sul e no Sudeste. Nos demais países do bloco, a pesquisa verificou uma grande diversidade em relação à formação, certificação, regulação e regulamentação do exercício profissional desses trabalhadores.


Projeto Mercosul


A pesquisa A educação profissional em saúde no Brasil e nos países do Mercosul: perspectivas e limites para a formação integral de trabalhadores face aos desafios das políticas de saúde foi iniciada em 2007 e teve sua primeira etapa concluída em 2009. Essa etapa da pesquisa deu origem a um seminário e ao livro ‘A Silhueta do Invisível: a formação de trabalhadores técnicos em saúde no Mercosul’.


A segunda etapa da pesquisa, iniciada em junho de 2010, pretende desenvolver uma análise mais profunda da situação dessa área de formação na Argentina, Paraguai e Uruguai através do estabelecimento de acordos institucionais de pesquisa com esses países e a formação de coordenações locais de investigação. O projeto irá investigar a oferta de formação de técnicos na Argentina, Paraguai e Uruguai do ponto de vista qualitativo e quantitativo. A EPSJV coordena as equipes dos três países para garantir a manutenção da comparabilidade entre os dados.


A previsão é que a investigação seja concluída até 2012, quando será realizado II Seminário Internacional sobre a Formação de Trabalhadores Técnicos em Saúde no Mercosul para que cada país apresente seus resultados.


Publicado em 15/4/2011.

Voltar ao topo Voltar