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27/01/2009

Livro contribui para as políticas de educação profissional em saúde

Fernanda Marques


Estado, políticas sociais e saúde; saúde e sociedade; democracia, participação e gestão em saúde; trabalho e trabalho em saúde; relação trabalho e educação na saúde: estes são os cinco eixos temáticos em torno dos quais se desenvolve o livro Estado, sociedade e formação profissional em saúde – Contradições e desafios em 20 anos de SUS. Lançamento da Editora Fiocruz, em conjunto com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fundação, a obra busca contribuir para a formulação de políticas de educação profissional em saúde ou, mais especificamente, “cumprir a função de subsidiar as discussões de uma proposta político-pedagógica na perspectiva emancipatória dos trabalhores técnicos da saúde”.



É o que afirmam os organizadores do livro, Gustavo Corrêa Matta e Júlio César França Lima, ambos pesquisadores da EPSJV. “No processo de construção do SUS, a temática da formação dos trabalhadores técnicos da saúde tornou-se uma preocupação crescente, alvo de ações públicas em face da escassez e má distribuição entre os estados brasileiros, mas principalmente por causa do grande contingente de trabalhadores com precária ou nenhuma formação profissional”, dizem Matta e Lima na apresentação do livro, organizado na forma de coletânea.


Ao longo de 410 páginas, a obra discute temas que vão da expropriação da classe operária à seguridade social, da globalização neoliberal à Reforma Sanitária, até chegar a questões como a política educacional brasileira na sociedade do conhecimento e a educação dos trabalhadores da saúde sob a égide da produtividade. “Nesta coletânea se alerta para a necessidade inadiável de ‘renascer das cinzas’ e disputar os rumos e sentidos da sociedade e dos direitos do trabalho, da saúde e da educação como dimensões humanas fundamentais”, opina o filósofo e educador Gaudêncio Frigotto, doutor em ciências humanas e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na contracapa da publicação. “A leitura e o estudo desta obra, que reflete avanços e dificuldades da política pública do país, indicando caminhos para a superação de seus impasses, são essenciais para todo trabalhador, gestor, professor ou investigador do campo da saúde”, complementa o médico Gastão Wagner de Sousa Campos, doutor em saúde coletiva e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na orelha do livro.


A obra tem dez capítulos, cada um escrito por um especialista diferente. Os autores têm expressão nacional e internacional, apresentam perfis diversificados e pertencem as mais variadas áreas do conhecimento, o que garante ao livro uma multiplicidade de olhares. São eles: o filósofo Emir Sader, doutor em ciência política, professor da Uerj e coordenador do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso); a bióloga Isabel Pereira Brasil, doutora em educação e vice-diretora da EPSJV; o médico Jairnilson Silva Paim, doutor em saúde pública e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba); a médica Ligia Bahia, doutora em saúde pública e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); a doutora em educação Lúcia Maria Wanderley Neves, pesquisadora da EPSJV; o médico Nelson Rodrigues dos Santos, doutor em medicina preventiva e professor da Unicamp; o médico Ruben Araújo de Mattos, doutor em saúde coletiva e professor da Uerj; o doutor em ciências humanas Sergio Lessa, professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); a doutora em ciência política Sonia Fleury, presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes); e a historiadora Virginia Fontes, doutora em filosofia política que atua na Universidade Federal Fluminense (UFF), na EPSJV e na Escola Nacional Florestan Fernandes, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).


Publicado em 27/1/2009.

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