Início do conteúdo

01/09/2023

Livro retrata o tema infância em produção literária da América Latina

Luiza Trindade (Editora Fiocruz)


O novo lançamento da Editora Fiocruz é fruto de uma pesquisa finalizada em um cenário latino-americano transformado pela pandemia de Covid-19, em que a saúde e o bem-estar das crianças foram impactados em esferas diversas. Carências alimentares e habitacionais, falta de serviços médicos, aumento da violência doméstica e abandono escolar são alguns entre tantos agravos, materiais e imateriais, da vida e desenvolvimento infantis nos últimos anos.

Estas preocupações, porém, fazem parte de uma história maior latino-americana, afetando da saúde às políticas públicas, da arte à literatura. É o que comenta Alejandra Josiowicz, na apresentação de seu novo livro A Cruzada das Crianças: intelectuais, cultura e política na América Latina (Ed. Fiocruz: 2023).

Infância: entre a política e a estética

O olhar para a infância e os sentidos que adquiriu nas obras de quatro importantes intelectuais da América Latina, José Martí, Horacio Quiroga, Mário de Andrade e Clarice Lispector, são o ponto de partida de Josiowicz para analisar as múltiplas perspectivas sobre a infância, enquanto formação discursiva, porta de entrada para a cultura e impulso renovador político.

Com base em uma diversificada gama de textos, alguns emblemáticos e outros pouco conhecidos do público, selecionados entre revistas, jornais, textos pedagógicos, livros destinados a adultos, jovens e crianças –, a pesquisadora reflete sobre como os autores estudados compreenderam a infância em sua dupla ancoragem, posto que os caráteres político e estético estão na infância mas também fora dela constantemente entrelaçados. Por um lado, os autores utilizaram-se da infância para analisar e modificar as sociedades onde viviam, por outro, atentos às estratégias da linguagem infantil, arejaram o cânone literário. 

Além da variedade documental, temos um estendido recorte temporal. Josiowicz percorre desde as últimas décadas do século 19 até a década de 1970, oferecendo-nos uma visão ampla e detalhada de como a infância foi representada na produção literária latino-americana.

Um olhar para a saúde infantil

Resultado de tese de doutorado defendida na Universidade de Princeton, originalmente publicada em espanhol em 2018, esta edição em português conta com um último capítulo inédito, no qual analisam-se as práticas culturais e as políticas públicas da latino-américa voltadas para a preservação e a manutenção da saúde infantil. Este último capítulo é fruto da pesquisa de pós-doutorado de Josiowicz no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil.

Assumindo a perspectiva da história cultura e apoiando-se na crítica literária, na história do livro e da leitura, história da vida privada e sociologia da cultura, a autora oferece-nos o prazer de descobrir os ícones da modernidade literária latino-americana de um ângulo incomum, fazendo parecer que os estamos lendo pela primeira vez. Mas afinal, este é mesmo um dos sentidos de um clássico: aquele texto que em cada releitura renasce - ou se torna (e nos torna) "criança" de novo.

Autora

Alejandra J. Josiowicz é doutora em línguas e culturas espanhola e portuguesa, com pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da COC/Fiocruz e pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil; professora adjunta no Departamento de Letras Neolatinas e no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Voltar ao topo Voltar