Início do conteúdo

30/05/2016

Pesquisadora da Fiocruz conquista 36º Prêmio José Reis

COC/Fiocruz


A pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) Luisa Massarani é a vencedora do 36º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, na modalidade Pesquisador e Escritor. Coordenadora do mestrado acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da COC/Fiocruz, recentemente aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, Luisa Massarani comemorou a premiação:

“Para quem atua na área de divulgação científica, ganhar o Prêmio José Reis é uma emoção enorme, por ser o grande reconhecimento nacional para a área. E o prêmio chegou em um momento simbólico importante na minha trajetória profissional: justamente neste momento, estamos acondicionando, organizando e pesquisando o acervo de José Reis, doado pela família para a Casa de Oswaldo Cruz”, declarou Luisa. O anúncio foi feito pela comissão julgadora do CNPq, em Brasília, “após considerar a qualidade e relevância dos trabalhos apresentados, a experiência e a trajetória profissional, e em reconhecimento à sua contribuição em prol da divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação”.

O Prêmio José Reis recebeu 45 inscrições de pesquisadores e escritores de universidades, autarquias, fundações, instituições de pesquisa e de ensino técnico e profissionalizante, museus, jornais, entre outros.

"Um outro ponto importante a mencionar é que, embora esta categoria do prêmio seja individual, as conquistas foram obtidas em colaboração com diversas pessoas, as quais agradeço e comparto este momento tão feliz e especial”, destacou Luisa Massarani, vinculada ao Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida (COC/Fiocruz).

A pesquisadora é bolsista de Produtividade do CNPq, possui ampla atividade acadêmica, científica e de gestão voltada para a divulgação científica, incluindo a liderança do Grupo de Pesquisa do CNPq Ciência, Comunicação & Sociedade; a coordenação da SciDev.Net para América Latina e Caribe; e a Diretoria Executiva da Red Pop-Unesco, a rede de popularização da ciência e da tecnologia para a América Latina e o Caribe. Publicou cerca de 70 artigos científicos em Public Communication for Science and Technology, em jornais científicos.

Luisa também é Honorary Research Associate do Department of Science and Technology Studies da University College London e membro do Comitê Científico da PCST Network, a rede internacional para Public Communication for Science and Technology. Graduada em Comunicação Social pela PUC-Rio, fez pós-doutorado na University College London. Em 2014, recebeu o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, na categoria integração, como líder do grupo. Em suas pesquisas, Luisa Massarani atua principalmente nos seguintes temas: aspectos históricos e contemporâneos da divulgação científica; ciência na mídia e percepção pública da ciência.

A premiação (R$ 20 mil, diploma e troféu) será feita durante a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre os próximos dias 3 e 9 de julho, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro.

Mais uma vitória da Fiocruz

O Prêmio José Reis foi criado pelo CNPq em 1978 como reconhecimento ao trabalho do médico, virologista, patologista pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC), professor, jornalista e divulgador científico José Reis. Em 2015, a Fundação Oswaldo Cruz foi a vencedora do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, na categoria Instituição ou Veículo de Comunicação. O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, recebeu a premiação em nome da instituição na noite de abertura da 67ª edição da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Voltar ao topo Voltar