Início do conteúdo

05/10/2015

Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica inicia 5º Encontro no Rio

César Guerra Chevrand


A Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica (RFPC) iniciou nesta segunda-feira (5/10) as atividades de seu 5º Encontro, no Auditório Emmanuel Dias do Pavilhão Arthur Neiva, no campus de Manguinhos, no Rio de Janeiro. Cerca de 80 profissionais de unidades da Fiocruz de todo país devem participar dos debates, que continuam nesta terça (6). Na quarta-feira (7), haverá uma atividade pós-encontro realizada pela equipe do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC), no prédio da Expansão.

Pesquisadores da Fiocruz de todo o Brasil reuniram-se em Manguinhos, no Rio de Janeiro (Fotos: Peter Ilicciev)
 

No primeiro dia do evento, a programação incluiu debates sobre as perspectivas de financiamento e a importância da qualidade em pesquisa clínica, a apresentação da nova plataforma do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC 2.0) e a plenária das Comunidades de Prática da RFPC. No segundo dia, entre outras atividades, estão previstas apresentações sobre a Rede Fiocruz de BioBancos (RFBB) e a regularização de biorrepositórios sob perspectiva da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Veja a programação completa.

Durante a abertura do evento, Maria Hermoso, da Plataforma de Pesquisa Clínica da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR) da Fiocruz, ressaltou o esforço da RFPC para intensificar parcerias internas e externas, tanto nacionais quanto internacionais, e ampliar a formação e a capacitação técnico-científica em pesquisa clínica.

No balanço das atividades do ano, Maria Hermoso destacou os esforços para promover a interação entre os grupos de pesquisa clínica da Fundação, além da abertura de editais específicos e cursos de capacitação nas áreas transversais da pesquisa clínica. Hermoso frisou ainda a importância da aprovação do projeto da Rede Fiocruz de Biobancos (RFBB) e as reuniões do Fórum de Comitês de Ética (CEPs) da Fiocruz.

Maria Hermoso explicou os principais desafios e conquistas da Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica
 

“Para os próximos meses, estamos pensando em encontros com formato mais científico e no estabelecimento de parcerias internas e de cooperação internacional para treinamento. Estamos negociando com vários possíveis parceiros, tentando trazer algumas iniciativas para a Fiocruz”, disse Maria Hermoso.

Papel estratégico

A RFPC reúne grupos de pesquisa da Fundação com o objetivo de fortalecer o papel estratégico da pesquisa clínica na instituição para superação da vulnerabilidade tecnológica nacional. Um de seus principais objetivos é estabelecer um fórum de análise de situação e prioridades em pesquisa, participando da Gestão de Política Nacional de Tecnologia em Saúde, em parceria com a Rede Brasileira de Tecnologias em Saúde e a Rede Nacional de Pesquisa Clínica.

Voltar ao topo Voltar