Início do conteúdo

10/03/2010

Saúde do trabalhador e degradação ambiental é tema de livro

Bruna Cruz


A relação entre degradação ambiental e o desgaste de saúde dos trabalhadores, ocasionada por empreendimentos de pólos econômicos e cadeias produtivas de Pernambuco é o principal tema do livro Saúde do trabalhador e sustentabilidade do desenvolvimento humano local – Ensaios em Pernambuco, organizado pela pesquisadora Lia Giraldo, do Departamento de Saúde Coletiva do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz Pernambuco). A publicação foi lançada no Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.



A publicação é fruto de estudo feito por pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação da instituição. A primeira parte, dividida em três capítulos, traz noções e conceitos de saúde do trabalhador e de saúde ambiental. A segunda parte reúne, em cinco etapas, os resultados dos estudos realizados em cinco dos dez pólos econômicos pernambucanos – fruticultura, gesseiro, médico, petroquímico e de confecção. Neles, foram caracterizados os cenários de risco para a saúde dos trabalhadores de cada cadeia e construídas propostas de ações voltadas para a vigilância e atenção à saúde do trabalhador.


“Os trabalhadores e o meio ambiente são os primeiros e os mais atingidos na maioria dos empreendimentos. Nosso livro contribuirá para a compreensão, orientação das condutas, organização e enfrentamento de situações de risco, tanto pelos empresários quanto pelos trabalhadores, em relação à saúde do trabalhador”, ressaltou Lia.


Além de ser uma forma de levar ao público os resultados da pesquisa, o livro tem um perfil pedagógico e também pode ser utilizado como instrumento de capacitação na área da saúde do trabalhador em todo o estado. O livro foi impresso pela Editora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


Publicado em 9/3/2010.

Voltar ao topo Voltar