Início do conteúdo

20/02/2017

Técnica de edição gênica é tema de palestra na Fiocruz Amazonas

Eduardo Gomes (Fiocruz Amazonas)


Na última quinta-feira (16/2), pesquisadores, servidores e bolsistas do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazonas) participaram das palestras técnicas CRISPR: ferramenta de edição gênica e Sistema Luminex – tecnologia multiparamétrica na determinação de biomarcadores, ministradas pelo Gerente de Produtos e responsável pelas plataformas de biotecnologia da empresa Merck, Misael Silva.

Na ocasião, o palestrante divulgou uma técnica de edição gênica, intitulada CRISPR, que segundo ele, “é uma das promessas científicas para a cura de doenças genéticas, que até o momento representam grande desafio para a pesquisa”. O Objetivo das palestras foi apresentar algumas atualizações tecnológicas e possibilitar uma troca de experiências com o público.

O CRISPR é uma nova metodologia que permite adicionar ou retirar sequências específicas do genoma celular. A ação permite apagar um gene defeituoso ou adicionar um gene ausente em uma célula defectiva. “Esse tipo de abordagem permite que você possa corrigir problemas genéticos, seja pela deleção da mutação desse gene durante o desenvolvimento do organismo, ou para corrigir e adicionar um gene inexistente”, explicou.

Leia mais no site da Fiocruz Amazonas.

Voltar ao topo Voltar