Início do conteúdo

22/02/2013

Tecnologia GeneXpert é tema de abertura do Centro de Estudos da Ensp

Informe Ensp


Na próxima quarta-feira (27/2) serão reiniciadas as atividades do Centro de Estudos da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). O tema de abertura da grade de 2013 é A nova tecnologia GeneXpert e seu impacto na organização de serviços, captação de casos e controle da tuberculose droga resistente. Para debater o assunto, estarão presentes Fernanda Dockhorn Costa, médica infectologista do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Maria Claudia da Silva Vater, professora-adjunta da UFRJ, Betina Durovni, superintendente da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, e Fátima Cristina O. Fandinho Montes, chefe do Laboratório de Referência Nacional em Tuberculose e Outras Micobactérias da Ensp. A mediação caberá ao chefe do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/Fiocruz), Miguel Aiub Hijjar. Marcado para as 13h30, o evento ocorrerá no salão internacional da Ensp. A atividade, aberta ao público, não necessita de inscrição prévia e será transmitida pelo Portal da Escola por meio deste endereço.



De acordo com a vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Ensp, Margareth Portela, o Centro de Estudos "transcende o conteúdo ensinado nas salas de aula, possibilitando uma programação dinâmica em paralelo às atividades cotidianas da escola". O objetivo do Ceensp é manter uma programação interessante para alunos, pesquisadores e demais interessados, com assuntos pungentes, relativos à cidadania, mais diretamente ligados ao campo da saúde pública.


Ceensp em 2012


Em 2012 a Ensp promoveu debates sobre diversos temas em sessões do Centro de Estudos (Ceensp), atividade coordenada pela Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Escola, com a participação de professores, pesquisadores e alunos brasileiros e estrangeiros. Ao todo, foram realizadas 18 sessões do Ceensp. Esse número consolidou o espaço como um ambiente de atualização científica e de troca permanente de experiências, conhecimentos e reflexões que contribuem para melhorar a realidade da saúde pública e do sistema de ciência e tecnologia brasileiro. Destacam-se, entre os temas abordados, a questão das mudanças climáticas, um panorama da saúde pública na América Latina, ética na pesquisa sobre tuberculose e Aids, o papel do Programa Nacional de Imunizações e a importância da política e economia ecológica.


Saiba mais sobre o Ceensp clicando aqui.


Publicado em 21/2/21013.

Voltar ao topo Voltar