Início do conteúdo

21/08/2009

1º Simpósio de Políticas e Saúde ocorre nos dias 28 e 29 de agosto, em Niterói


A Fiocruz será homenageada pelo Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes) durante o 1º Simpósio de Políticas e Saúde, nos dias 28 e 29 de agosto, em Niterói (RJ). O encontro, que conta com mais de 400 inscritos, tem como eixos temáticos a conjuntura política, a reforma do Estado e a gestão do SUS, os direitos sociais e o direito à saúde, a determinação social da saúde e as relações entre o público e o privado. Além da Ensp, serão homenageados a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Ministério da Saúde e a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).


A mesa de abertura abordará a conjuntura em súde, especialmente no Brasil e na América Latina. A Associação Latinoamericana de Medicina Social (Alames) lançará seu 11º congresso, que ocorrerá de 17 a 21 de novembro, em Bogotá (Colômbia) e terá como tema A saúde no calendário político e social da América Latina. Na parte da tarde do primeiro dia, os participantes se dividirão em quatro grupos de trabalho: reforma do Estado e gestão do SUS; determinação social da saúde; direitos sociais e o direito à saúde; e relação entre o público e o privado. O objetivo é externar a preocupação do Cebes junto à agenda da Reforma Sanitária.


No segundo dia, uma mesa estratégica consolidará todas as propostas apresentadas pelos quatro grupos de trabalho. Em seguida, será realizada a Assembleia Geral do Cebes, com a eleição da nova diretoria e a aprovação do novo estatuto do Centro. Encerrando o seminário, a antiga diretoria homenageará as instituições parceiras do Cebes durante o mandato.

Voltar ao topo Voltar