Início do conteúdo

15/06/2005

2ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente premia destaques regionais

Juliana Rocha


A 2ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente premiou nesta segunda-feira (06/06) os autores de seis trabalhos selecionados pela Coordenação Regional Sudeste. A entrega dos certificados da fase regional da competição ocorrreu em cerimônia solene no Salão Nobre da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, no centro da capital paulista. A cerimônia contou com a presença de Cristina Araripe, do Conselho de Orientação da 2ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, de Maria Conceição Messias, coordenadora da Regional Sudeste, e de Maria Sílvia Bortolozzo.


Promovida pela Fiocruz, pela Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a 2ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente é uma competição educacional que tem como objetivos estimular a reflexão sobre temas ligados à saúde e ao meio ambiente e tornar o conhecimento científico mais próximo do cotidiano escolar. Voltada para estudantes do ensino fundamental (5ª a 8ª série) e médio, premia trabalhos em três diferentes modalidades: "Arte e ciência", "Produção de textos" e "Projeto de ciências". Na primeira concorrem trabalhos que relacionem e integrem conhecimentos científicos e tecnológicos a manifestações artísticas como pintura, escultura, colagem, música e teatro. A segunda é destinada a produções literárias em prosa ou poesia e a terceira a projetos que busquem dinamizar e tornar mais atraente o aprendizado das diversas disciplinas do ensino fundamental e médio. Nesta segunda edição foram inscritos 221 trabalhos na modalidade "Arte e ciência", 370 em "Produção de textos" e 201 em "Projetos de ciência".


A competição subdivide-se em duas etapas. Na regional, são selecionados os melhores trabalhos dos ensinos fundamental e médio nas três modalidades de disputa divididos entre as regiões Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal), Nordeste I (Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte), Nordeste II (Alagoas, Bahia e Sergipe), Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia e Pará), Sudeste (Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo) e Minas/Sul (Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Desta seleção prévia saem os vencedores da fase nacional da Olimpíada.


A cerimônia de premiação nacional ocorreu em 12 de abril, no Rio de Janeiro e integrou as atividades da Expo-Interativa: ciência para todos. Os nomes dos trabalhos consagrados na fase regional e nacional da competição estão disponíveis nas página eletrônica do evento.


Os interessados em participar da próxima edição da competição já podem começar a preparar seus projetos: serão aceitas inscrições para a 3ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente a partir de março de 2006.

Voltar ao topo Voltar