Início do conteúdo

27/05/2020

Agenda 2030: seminário discute impactos da poluição química

Bel Levy (Saúde Amanhã)


Os efeitos da poluição e da contaminação por produtos químicos sobre a saúde da população são tema do seminário Mortalidade e doenças por produtos químicos perigosos, contaminação e poluição do ar e água do solo, promovido pela iniciativa Brasil Saúde Amanhã, no contexto da Estratégia Fiocruz para Agenda 2030. Em formato on-line, o evento será realizado dia 1º de junho, das 10h ao meio-dia, com transmissão pelo canal da VideoSaude Distribuidora da Fiocruz no YouTube. Para assistir, clique aqui

O coordenador executivo da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, José Carvalho de Noronha, explica que o seminário é pautado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), especialmente a meta 3.9 do ODS 3, dedicado à saúde: “Até 2030, reduzir substancialmente o número de mortes e doenças por produtos químicos perigosos, contaminação e poluição do ar e água do solo”.

“Ao relacionar a ocorrência de mortes e doenças à poluição e à contaminação por produtos químicos perigosos, a meta 3.9 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é a que melhor explicita a relação entre saúde e ambiente. Para fomentar a prospecção de futuro nesse contexto, integramos abordagens sobre epidemiologia de doenças crônicas, exposição a substâncias químicas, contaminação do solo e dos mananciais no Brasil e acidentes industriais ampliados” resume Noronha, que é pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). 

O primeiro painel, Fatores Ambientais e Epidemiologia das Doenças Crônicas, será ministrado pelo pesquisador Raphael Mendonça Guimarães, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Em seguida, a professora associada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carmen Ildes Rodrigues Fróes-Asmus, apresentará o tema Exposição a Substâncias Químicas: Riscos Associados e Saúde Ambiental.

O diretor de meio ambiente do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, Luís Sérgio Ozório Valentim, coordenará o painel Contaminação do Solo e dos Mananciais no Brasil: Contextos e Perspectivas. Por fim, o painel com o tema Acidentes Industriais Ampliados: Riscos e Estratégias de Prevenção será conduzido pelo coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde da Fiocruz, Carlos Machado de Freitas, pesquisador Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).

Acesse o programa completo.

Voltar ao topo Voltar