Início do conteúdo

17/08/2017

Agenda Jovem Fiocruz promove exibição de 'Nunca Me Sonharam'

Ana Cláudia Maurice (Cooperação Social da Fiocruz)


Em agosto, celebra-se o Dia Internacional da Juventude (12/8). Para marcar a data, a Agenda Jovem Fiocruz (articulação institucional voltada para a reflexão sobre pesquisa e práticas de saúde e juventudes) promoverá a exibição do documentário Nunca Me Sonharam. Dirigido por Cacau Rohdem, o filme aborda os desafios e as expectativas de alunos e profissionais inseridos na realidade do ensino médio em escolas públicas brasileiras e será apresentado na próxima segunda-feira (21/8), às 13h, na Tenda da Ciência Virgínia Schall do Museu da Vida da Fiocruz, em Manguinhos (Rio de Janeiro). 

Segundo os produtores do filme, o documentário convida o público a refletir sobre “como a sociedade tem cuidado e valorizado a qualidade da educação oferecida aos jovens na fase mais sensível e transformadora de suas vidas”. O evento é fruto da mobilização do eixo educação da Agenda Jovem Fiocruz e contará, após a apresentação do filme, com debate e participação de Tiago Borba, o responsável pelo argumento da obra. A ideia é reunir alunos e profissionais da educação para debater o tema.

Representante da Plataforma Educação Não Formal e Tecnologias Sociais do Campus Fiocruz Mata Atlantica, André Sobrinho é um dos articuladores da Agenda Jovem Fiocruz e destaca a importância do documentário como um meio de abordar a realidade do ensino médio, mas, sobretudo, dos jovens que fazem parte desse sistema. "O filme traz o protagonismo na fala da juventude. Nós escutamos muito aos especialistas e profissionais da educação, mas muito pouco a fala dos jovens estudantes", avalia. 

O local escolhido também não foi ocasional. O Museu da Vida acumula mais de 17 anos na interlocução com o público juvenil, em especial, com escolas públicas da região da Maré e de Manguinhos. "Cerca de 80% do público que visita o Museu é escolar e uma boa parcela de adolescentes e de jovens de nível superior", comenta o chefe do Museu da Vida Alessandro Machado. "Acredito que o Museu da Vida seja o espaço ideal para apresentação dessa atividade”.

A Agenda Jovem Fiocruz é um compromisso assumido por representações das unidades da Fiocruz, com ações no campo da juventude e com o intuito de criar coesão e alinhamento institucional entre elas. A articulação foi iniciada em 2015 por iniciativa da Cooperação Social da Presidência. Em 2016, foi aprovado o primeiro Termo de Referência para a construção de uma política institucional de saúde e juventudes, envolvendo as áreas de pesquisa, educação, serviços de saúde e projetos territorializados da Fundação. 

Desde 2016, a Agenda também é responsável pelo eixo Adolescentes, jovens e habilidades para a vida do Acordo de Cooperação Técnica entre a Fiocruz e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), que oferece as bases para o trabalho em parceria entre as instituições por cinco anos. 

Serviço
Exibição do documentário Nunca me sonharam
Data: 21/8
Horário: de 13h às 16h30
Capacidade máxima: 120 lugares. Sujeito à lotação
Local: Tenda da Ciência – Avenida Brasil, nº 4.365. Campus Manguinhos da Fiocruz / RJ
Programação gratuita

Voltar ao topo Voltar