Início do conteúdo

30/11/2017

Arquiteto e urbanista da COC/Fiocruz é eleito coordenador do Docomomo Brasil

COC/Fiocruz


O arquiteto e urbanista Renato Gama-Rosa, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), é o novo coordenador do Docomomo Brasil. A eleição foi durante a Assembleia Geral e Ordinária promovida pelo 12º encontro da entidade (24/11), na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. No período para o qual foi eleito (2018-2019), a sede do Docomomo Brasil ficará no Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da COC/Fiocruz, que é coordenado por Renato Gama-Rosa. 

“Essa eleição também é uma forma de reconhecer as ações que a COC tem feito na preservação da arquitetura moderna desde os anos 2000, com o tombamento dos edifícios do Pavilhão de Cursos [Pavilhão Arthur Neiva] e do Refeitório Central”, disse Renato. 
O pesquisador já escolheu parte de sua equipe. Será composta pela professora Andrea Pessoa de Lacerda Borde, do Programa de Pós Graduação em Urbanismo da UFRJ [Universidade Federal do Rio de Janeiro], na Secretaria Executiva; e a arquiteta Maria Helena Rohe Salomon, da Prefeitura do Rio, na Tesouraria da entidade. Renato é doutor em Urbanismo pela UFRJ, fez doutorado sanduíche no Institut dUrbanisme de Paris e pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Ingressou na Fiocruz há 30 anos.

Docomomo Brasil 

Seguindo a missão do Docomomo Internacional, a entidade foi criada em 1992, no Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (atual PPGAU/UFBA). A iniciativa tem como objetivo a construção de uma organização nacional flexível para incluir não apenas pesquisadores, mas também profissionais de órgãos de preservação, de escritórios de arquitetura, jornalistas e outros.

O Docomomo Brasil tem como principais ações a produção de inventários, campanhas de preservação e divulgação de obras de arquitetura, urbanismo, paisagismo, engenharia e artes em geral do Movimento Moderno no Brasil, bem como pedidos de tombamento. Luta contra a descaracterização e a destruição de obras representativas do Movimento Moderno no Brasil e apoia ações semelhantes em outras partes do mundo.

Voltar ao topo Voltar