Início do conteúdo

07/08/2006

Boticas & pharmacias















Boticas & pharmacias


Flavio Coelho Edler

Editora Casa da Palavra

160p. R$ 90,00


 


 


 


 


 


 


 


 


 











 













 


 



Um panorama da medicina e da farmácia desde o Brasil Colônia até os dias de hoje. É o que traça o livro Boticas & pharmacias, do historiador Flavio Coelho Edler, ao fazer uma incursão pela História que recupera não só o papel do profissional de cura na sociedade brasileira como também as doenças e seus respectivos tratamentos através dos tempos. A edição - ricamente ilustrada com pinturas de artistas como Debret e Rugendas e imagens de objetos, desenhos, documentos e artefatos da farmacologia nacional - conta a trajetória da farmácia no Brasil em três momentos: Colônia, Império e República. No período colonial, a figura do boticário estava atrelada a conceitos europeus que se confrontaram com as práticas de cura indígena e africana. Durante o Primeiro e o Segundo Reinados, a origem e as transformações da farmácia consolidaram a figura do farmacêutico, conferindo-lhe importância política. Na República, a revolução terapêutica desenvolveu medicamentos capazes de aliviar sintomas, curar doenças, entre outros benefícios à saúde.


Em Boticas e pharmacias o leitor tem acesso a informações sobre os avanços da medicina, a contribuição do trabalho dos boticários e farmacêuticos para a qualidade de vida dos brasileiros, a revolução farmacêutica no combate a doenças, o desenvolvimento de medicamentos que ficaram para a história (vacinas, anticoncepcionais, Viagra etc.), entre outros dados sobre formação histórica brasileira sob a ótica da saúde.


"Para conduzir o leitor através do longo itinerário que parte das primeiras caixas de botica, carregadas em lombo de burro ou de escravo, até as atuais drogarias e farmácias de manipulação, dividi a exposição em períodos que apenas parcialmente se confundem com a periodização de história política brasileira. Sem ousar apresentar uma visão global, em cada um dos três capítulos em que se divide o livro, foram delineados alguns painéis que permitem uma aproximação a instituições, práticas, saberes e personagens ligados ao mundo da farmácia", afirma Edler.


Flavio Coelho Edler é carioca, nascido em 1960. Desde 1987 trabalha na Fiocruz, onde é pesquisador do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC). Formado em história pela UFRJ, é mestre em história social pela USP e doutor em saúde coletiva pela Uerj. O livro é uma publicação da editora Casa da Palavra.

Voltar ao topo Voltar