Início do conteúdo

10/09/2018

Câmara Técnica de Cooperação Internacional da Fiocruz reúne 25 unidades da instituição

Julia Dias (Agência Fiocruz de Notícias)


A Câmara Técnica de Cooperação Internacional da Fiocruz realizou sua 11ª reunião no dia 23 de agosto, na Residência Oficial do campus de Manguinhos. Estiveram presentes 38 participantes, representando 25 unidades Técnico Científicas, além da Presidência e das Vice-Presidências da Fiocruz.

A pauta foi constituída pelos próximos eventos do segundo semestre. Entre estes, a reunião do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), que acontecerá no final de setembro, em Washington, com a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e do coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Paulo Buss; e a conferência de celebração dos 40 anos de Alma Ata, que será realizada em outubro, em Astana, Cazaquistão, também com a presença de representantes da Fiocruz. A conferência de Alma Ata marcou o estabelecimento da Atenção Primária como prioridade na saúde.

A visita à Fiocruz do Comitê Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), chefiado pela Brasileira Maria Nazaré Farani, e de seu diretor geral, Tedros Adhanom, foi outro ponto de destaque da reunião. Prevista para o segundo semestre deste ano, a visita terá como pauta a apresentação do Plano Geral da OMS para 2019/2023.

Além desses pontos, foram apresentados os andamentos de algumas parcerias e colaborações internacionais de Fiocruz. Um ponto de destaque foi a apresentação da reunião de todos dos Centros Colaboradores da Opas/OMS no Brasil. A reunião foi organizada pelo Cris/Fiocruz, em conjunto com a OMS, na Bireme, em São Paulo, entre 31 de julho e 1 de agosto, e teve como intuito a formação de uma rede de Centros Colaboradores no Brasil. Ao todo, a OMS tem cerca de 800 Centros Colaboradores ao redor do mundo. No Brasil, são 20, dos quais cinco na Fiocruz.
 

Voltar ao topo Voltar