Início do conteúdo

29/04/2022

Castelo recebe iluminação especial em adesão ao Abril Verde

Glauber Tiburtino (Cogepe)


O Castelo Mourisco ficou iluminado na cor verde na noite de ontem (28/4) em adesão à campanha anual do Abril Verde, movimento que tem como objetivo atentar para a necessidade de redução dos acidentes de trabalho e agravos à saúde do trabalhador, além de mobilizar a sociedade para prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho. Em 2022, a Fiocruz inclui também a preocupação com os danos à saúde ocasionados pela exposição ao ruído no trabalho no mote da iniciativa. A inclusão é um desdobramento do Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído (International Noise Awareness Day – Inad), que ocorre na última quarta-feira de abril, e neste ano foi celebrado no dia 27/4, com um evento on-line promovido pela Cogepe. 


Segundo dados do novo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), em 2021 o Brasil obteve 571,8 mil notificações de acidentes de trabalho (INSS/CATWEB, 2021). No mesmo ano a Fiocruz registrou 345 acidentes, dos quais 87,5% foram acidentes típicos, causados principalmente por agente biológicos (21,4%) e queda da própria altura (15,1%), e ocorreram em sua maioria em hospitais/centro de saúde (29%), áreas externas na Fiocruz (16,2%) e laboratórios (12,8%). Essas informações serão disponibilizadas no Anuário Estatístico de Saúde do Trabalhador 2021, que está em fase final de edição para publicação. 
 
Sobre o dia 28 de abril 
 
No dia 28 de abril de 1969, uma explosão em uma mina no estado da Virginia (EUA) matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a data foi oficializada pela Lei nº 11.121/2005, como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. 
 
Clique no link a seguir e saiba mais sobre a atuação da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe) na  Fiocruz: https://portal.fiocruz.br/saude-do-trabalhador

Voltar ao topo Voltar