Início do conteúdo

28/02/2018

Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz divulga manifesto em apoio à Jacqueline Muniz

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)


O Comitê Nacional Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz vem se manifestar em apoio à professora Jacqueline de Oliveira Muniz, professora adjunta do Departamento de Segurança Pública da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INEAC/UFF), que foi alvo recentemente de declarações desrespeitosas do professor Carlos Otávio Fiúza Moreira, do Departamento de Ciências Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).

A professora Jacqueline Muniz participou do programa da Globonews, edição das 10h, em 17 de fevereiro de 2018, convidada a debater sobre a intervenção federal na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro. Nas redes sociais, o professor Carlos Otávio Fiúza desqualificou a professora com ataques impregnados de misoginia e preconceito, que não contribuem para o debate acadêmico sobre o tema. Tais atitudes não estão de acordo com as posições éticas da Fiocruz e que a sociedade brasileira espera de um servidor público federal e de um trabalhador responsável pela formação de novos pesquisadores.

O Comitê Nacional Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, órgão que assessora a Presidência da instituição na busca por avanços nas políticas públicas relacionadas a gênero e raça, tanto na Fiocruz, quanto na sociedade brasileira, em defesa de práticas mais inclusivas e equânimes, chama a atenção também que as expressões utilizadas pelo professor ao desqualificar a professora representam uma postura machista e agressiva que, há anos, vem sendo debatida, questionada e combatida por movimentos sociais e na academia. Diante disso, nós do Comitê Nacional Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, reiteramos o nosso apoio à professora Jacqueline de Oliveira Muniz, repudiamos veementemente este tipo de conduta e nos opomos a qualquer postura discriminatória, machista e ofensiva.

Voltar ao topo Voltar