Início do conteúdo

09/09/2020

Condições de vida dos cuidadores de idosos na pandemia é pauta de Centro de Estudos (11/9)

Icict/Fiocruz


A saúde dos idosos e a condição de trabalho dos profissionais que atuam no cuidado de pessoas idosas durante a pandemia de Covid-19 será o foco do próximo seminário online do Centro de Estudos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), nesta sexta-feira (11/9), às 15h, pelo canal do YouTube da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz.

O seminário Condições de vida das pessoas cuidadoras de idosos na pandemia: cuidando de quem cuida irá discutir os primeiros resultados da I Pesquisa Nacional sobre as Condições de Trabalho e Saúde de Cuidadores de Pessoa Idosa no Contexto da Pandemia. O estudo é coordenado por Daniel Groisman, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), e Dalia Romero, pesquisadora do Icict/Fiocruz, onde coordena o Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso (Sisap-Idoso). Ambos integram o Comitê de Saúde da Pessoa Idosa da Fiocruz.

"O cuidado das pessoas idosas, uma temática que se relaciona com a desigualdade de gênero e iniquidades para o acesso ao bem estar social, constitui um tema de grande relevância para ser debatido no contexto atual, dado que com o processo de envelhecimento populacional, a demanda por cuidados é crescente. Além disso, os idosos são o principal grupo de risco da pandemia, sendo fundamental olhar para as pessoas cuidadoras, um segmento que também se encontra em situação de risco e com necessidades urgentes de maior acesso a apoios, informação e serviços", explica a pesquisadora.

Participam do debate as pesquisadoras Ana Amelia Camarano, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e Ana Carolina Querino, representante da ONU Mulheres no Brasil. Para participar, clique aqui.

Voltar ao topo Voltar