Início do conteúdo

11/12/2018

Encontro de direitos humanos debate moradia, deficiência e juventude nas favelas (13/12)

Luiza Gomes (Cooperação Social da Fiocruz)


Na semana em que a Declaração dos Direitos Humanos completa 70 anos, a Cooperação Social da Fiocruz e o Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) realizam o seminário DH em debate: Encontro de direitos humanos, saúde e territórios de favela. O evento ocorre nesta quinta-feira (13/12), a partir das 13h30, na Tenda da Ciência, campus Manguinhos, no Rio de Janeiro. 

Em três palestras, os direitos humanos serão abordados a partir de suas interfaces com os temas da moradia, das juventudes e das pessoas com deficiência em favelas. O evento é promovido em parceria pela Cooperação Social da Presidência da Fiocruz e Museu da Vida.  

Vania Mefano, professora e pesquisadora de Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) irá tratar da deficiência em áreas de vulnerabilidade social, relatando experiências em uma Clínica da Saúde da Família; André Sobrinho, da Agenda Jovem Fiocruz e coordenador da área de educação do Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica da Fiocruz, enfocará as condições particulares de vida dos jovens moradores de territórios periféricos; e Jurema da Silva Constâncio, da União por Moradia Popular no Rio de Janeiro (UMP-RJ), terá como tema central a luta pela moradia nessas localidades. 

O grupo Hip Hop Saúde, composto por jovens de Manguinhos, e os jovens produtores formados pelo Programa de Iniciação à Produção Cultural (Pró-Cultural) farão apresentações artísticas. O evento é gratuito e aberto ao público. 

Serviço:
DH em debate: Encontro de direitos humanos, saúde e territórios de favela
Data: 13/12
Horário: 13h30 às 16h30
Local: Tenda da Ciência – Campus Manguinhos da Fiocruz
Endereço: Avenida Brasil, nº 4.365 - Manguinhos 
Inscrições no local 
 

Voltar ao topo Voltar