Início do conteúdo

08/10/2019

Estudo de Bio-Manguinhos/Fiocruz sobre pé diabético recruta participantes

Paulo Schueler (Bio-Manguinhos/Fiocruz)


O estudo Avaliação da eficácia e segurança do fator de crescimento epidérmico recombinante (FCEhr) intralesional em participantes com úlcera de pé diabético no Brasil continua em busca de participantes. O produto em investigação, que possui o nome comercial Heberprot®, é um biofármaco com princípio ativo fator de crescimento epidérmico humano recombinante, injetável, intralesional para tratamento de úlceras de pé diabético.

O medicamento é aplicado no sistema de saúde cubano desde 2007, como parte do programa de assistência primária aos pacientes com úlcera diabética do país caribenho. Lá, seu uso foi aprovado após estudos com mais de quatro mil pacientes participantes. Desde o início de seu uso, os casos de amputação foram reduzidos em mais de 80%.

O estudo deverá envolver 304 participantes até dezembro deste ano. Ao longo de oito semanas, os participantes da pesquisa recebem no máximo 24 aplicações, por três vezes a cada semana e podem ser alocados ou no grupo placebo ou no grupo de tratamento ativo.

Na pesquisa, pacientes com úlcera do pé diabético passam por aplicações do medicamento, para acelerar a cicatrização da lesão. Os participantes da pesquisa têm acompanhamento médico por até um ano e meio e recebem sapatos especiais, curativos, entre outros.

Confira o que é necessário para participar do estudom aqui. Veja também os estados onde a pesquisa está sendo realizada. 

Voltar ao topo Voltar