Início do conteúdo

24/10/2024

Expresso Chagas participa de atividades em Goiás e Minas Gerais

Max Gomes (IOC/Fiocruz)


O trem do Expresso Chagas 21 tem duas novas paradas agendadas: Goiás e Minas Gerais. Desenvolvida no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a tecnologia social visa ampliar a conscientização acerca da doença de Chagas por meio de vagões temáticos que remetem ao local de trabalho do cientista Carlos Chagas durante a descoberta da infecção que leva o seu nome. A primeira parada será entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, no município de Olhos D'água, em Goiás. A iniciativa fará parte do lançamento oficial do registro da Associação Goiana dos Portadores da Doença de Chagas (AGPDC).

A equipe do Expresso Chagas 21 levará materiais informativos equivalentes a proposta do Vagão 3, segmento que utiliza arte e ludicidade para abordar os determinantes sociais e biológicos da doença de Chagas. Serão distribuídos folders e revistas em quadrinhos. Também será exposto o fotolivro que documenta a implementação da tecnologia no município de Posse, em Goiás. Na ocasião, serão oferecidos testes rápidos para diagnóstico da doença de Chagas. Confira a programação completa.

No dia 30 de outubro, a diretora do IOC e coordenadora do Expresso Chagas 21, Tania Araujo-Jorge, debaterá a importância da AGPDC, junto com as pesquisadoras Liliane Siriano, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, e Swamy Lima Palmeira, consultora técnica do Ministério da Saúde. A transmissão será ao vivo, às 19h, pelo canal do podcast no YouTube.

A parada seguinte será em Caxambu, Minas Gerais, de 4 a 7 de novembro. A tecnologia vai integrar a programação da XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia. Na ocasião, além do Vagão 3, estarão expostos outros segmentos da iniciativa, juntamente com mais duas atividades lúdicas: Por dentro do sangue, modelo cenográfico que recria características do interior de um vaso sanguíneo para explicar funções de células, moléculas e anticorpos; e Escape room: o enigma de Lassance, experiência interativa no formato “sala de fuga”, onde os participantes precisam desvendar enigmas para escapar de um ambiente. Voluntários inscritos no evento, que atuarão como mediadores no Expresso Chagas 21, serão formados por meio de uma edição especial do curso assíncrono Expresso Chagas XXI: formação de agentes populares de saúde para áreas endêmicas.

Voltar ao topo Voltar