Início do conteúdo

16/12/2020

Fiocruz apresenta assistente virtual que informa sobre cursos

Marco Antonio Rocha (Portal Fiocruz)


Você já conhece Oswaldo Cruz, mas provavelmente jamais ouviu falar do Wal. Este é o nome do novo assistente virtual da Fiocruz, um sistema automático de reconhecimento de perguntas e apresentação de respostas para facilitar a comunicação com os cidadãos. No campo da tecnologia esses são os chamados chatbots. Batizado em homenagem ao patrono da Fiocruz, o chatbot Wal foi criado para ajudar a tirar dúvidas do público em relação a ensino e cursos. Desenvolvido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz), por enquanto o assistente virtual dá expediente no Fale Conosco, mas o objetivo é que atenda à entidade como um todo, em temas dos mais variados. O projeto foi aprovado no edital Inova Gestão, o que permitirá a continuidade e melhoria da iniciativa como ferramenta de gestão da informação sobre ensino na Fiocruz.

 

“A Fiocruz é a principal instituição de formação de trabalhadores do SUS e atende pessoas do Brasil inteiro. Ensino e cursos então entre os temas mais procurados, por isso decidimos dedicar o chatbot a essa área. Todas as vezes que temos um processo seletivo, essa demanda aumenta muito e não conseguíamos responder com a celeridade necessária. Era um desafio melhorar a qualidade desse atendimento”, explica a coordenadora do Fale Conosco do Portal Fiocruz, Valéria Machado da Costa, que será responsável também pelo projeto do chatbot.

Com o assistente virtual – disponível por meio de uma janela no portal da Fiocruz ou no chat no Facebook do Campus Virtual –, professores, alunos, estudantes que buscam um estágio e a sociedade em geral podem tirar suas dúvidas durante 24 horas por dia, sete dias por semana. Caso o chatbot não consiga responder, a pessoa é orientada a entrar em contato com o Fale Conosco e recebe o link da página. A Fiocruz estima que a implementação dessa ferramenta reduza em pelo menos 20% a demanda do setor. Como a navegação é guiada por botões, os dados pessoais do público são preservados.

O projeto foi criado durante o Hackathon Fiocruz 2019, como parte de um desafio proposto pelo Fale Conosco da fundação. Para chegar ao estágio atual, uma equipe com perfis diversificados foi formada por profissionais da Fiocruz e de fora da instituição: gestão, pesquisa, desenvolvimento front-end e back-end, designer, conteúdo, revisão e testes. O resultado é um assistente virtual com linguagem simples, para que todos tenham acesso às informações que desejam. Com um detalhe: Wal demonstra sentimentos, com expressões que tornam a experiência tecnológica mais acolhedora.

Para enviar uma pergunta, acesse a caixa de diálogo localizada ao lado direito da página do Fale Conosco no Portal Fiocruz.

Voltar ao topo Voltar