Início do conteúdo

19/01/2021

Fiocruz e MPPE formalizam parceira para mestrado profissional

Fiocruz Pernambuco


Uma parceria firmada pela Fiocruz Pernambuco e o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) permitirá a realização em breve da primeira turma do Mestrado Profissional em Saúde Pública voltada para servidores e membros do Ministério Público estadual. A formalização da iniciativa ocorreu (13/1) com a assinatura do contrato pelo procurador-geral de Justiça Francisco Dirceu Barros, pelo diretor da Escola Superior do MPPE (ESMP), Sílvio Tavares, e pela diretora em exercício da Fiocruz Pernambuco, Constância Ayres. 

O Programa de Mestrado Profissional da Fiocruz Pernambuco visa preparar profissionais para atuar como formadores e indutores de processos de mudança em seus espaços de trabalho, mediante a adoção de novos conceitos e práticas, desenvolvendo produtos de alta aplicabilidade ao desenvolvimento do SUS (foto: Fiocruz Pernambuco)
 
 

“Estamos muito felizes com a celebração desse contrato, fruto de um processo iniciado há cerca de dois anos”, afirmou Constância Ayres. Ela foi a anfitriã do encontro, realizado na sala de reuniões Sérgio Arouca da instituição, seguindo todos os protocolos sanitários nesse período de pandemia. O próximo passo será a montagem de um cronograma conjunto para o trabalho de formatação do edital, que definirá os aspectos do processo seletivo, como número de vagas e o período da seleção. “São vários detalhes que precisam ser trabalhados com um certo tempo, para dar início à primeira turma do curso”, completou. 

Para Francisco Dirceu Barros, a pandemia de Covid-19 mostrou o quanto é necessário que profissionais de outros segmentos, a exemplo do MP e do judiciário, aprofundem seus conhecimentos no campo da saúde. “Entendo que a saúde é uma das primeiras dimensões dos direitos humanos e com esse mestrado o MP de Pernambuco terá pessoas especializadas para defender o tema. E aí quem vai ganhar, de forma concomitante, é a própria sociedade”, declarou. 

O procurador de Justiça Silvio Tavares falou das expectativas em torno do curso e do ineditismo da iniciativa. “É a primeira parceria que o MP faz com uma entidade do renome da Fiocruz, nacional e internacional, para realizar um mestrado. Estamos entusiasmados e com a perspectiva de um grande sucesso”. 

O Programa de Mestrado Profissional da Fiocruz Pernambuco, coordenado pela pesquisadora/docente Idê Gurgel, visa preparar profissionais para atuar como formadores e indutores de processos de mudança em seus espaços de trabalho, mediante a adoção de novos conceitos e práticas, desenvolvendo produtos de alta aplicabilidade ao desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A busca é por desenvolver nos alunos habilidades para a identificação de problemas complexos, a condução de pesquisas aplicadas e a produção de novos conhecimentos com vistas a intervenção na realidade do SUS, entre outros objetivos específicos do curso. A nova turma do mestrado para profissionais do MP será coordenada pela pesquisadora/docente Sydia Araújo. 

Voltar ao topo Voltar