Início do conteúdo

17/09/2018

Fiocruz é redesignada como Centro Colaborador da Opas em Saúde Pública e Ambiente

Julia Dias (Agência Fiocruz de Notícias)


A Fiocruz foi redesignada Centro Colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) em Saúde Pública e Ambiente. A Fundação tornou-se um Centro Colaborador em Saúde Pública e Ambiente 2010 e esta é sua segunda redesignação, que será válida até 2022. O Centro está a cargo da Vice-Presidência Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) e sob coordenação dos pesquisadores Marcos Menezes e Guilherme Franco Netto.

Um Centro Colaborador é uma instituição designada pelo diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) para integrar uma rede colaborativa internacional, na realização de atividades técnicas e suporte aos programas na área de saúde. A OMS tem cerca de 800 Centros Colaboradores ao redor do mundo. No Brasil são 20, dos quais cinco na Fiocruz. 

Na nova designação, segundo recomendação da Opas/OMS, o Centro Colaborador deve ter ênfase na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, na produção de conhecimento e modelos de formação visando o fortalecimento da cooperação Sul-Sul e em iniciativas para o desenvolvimento de diretrizes e ferramentas relacionados aos determinantes sociais e ambientais da saúde. 

Nos últimos anos, a colaboração esteve focada no compartilhamento de diagnósticos com outros países e regiões e na intervenção e formação em competências educativas sobre questões do meio ambiente relacionadas à saúde pública. Para o novo ciclo, estão propostas atividades de produção de estudos e pesquisas em sintonia com as necessidades de cooperação nacional e internacional, de transferência de conhecimentos, tecnologias e metodologias sobre o tema, de apoio à formação de recursos humanos na área, de prestação de consultoria especializada para iniciativas governamentais e de participação em redes e promoção de intercâmbio com outros Centros Colaboradores das Américas.

Voltar ao topo Voltar