Início do conteúdo

07/06/2019

Fiocruz e UFF debatem biossegurança na área da saúde

Maíra Menezes (IOC/Fiocruz)


Questões relevantes para a atuação dos profissionais da farmacologia e áreas afins foram discutidas no 6º Simpósio de Sensibilização em Biossegurança da UFF, promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do convênio de cooperação técnica firmado entre as duas instituições.

Com o tema Biossegurança no contexto das atividades da área de saúde, o simpósio apresentou a política de biossegurança da UFF e discutiu aspectos importantes para o trabalho com radiofármacos e quimioterápoicos, assim como a atuação em laboratórios de análise de material biológico. A segurança dos trabalhadores em serviços de saúde e pesquisa também foi abordada. Além de sessão de pôsteres, a atividade contou com três oficinas, que enfocaram o manuseio de substâncias e resíduos químicos, a biossegurança em imunobiológicos e toxicologia ocupacional. 

O pesquisador do IOC/Fiocruz Flávio Rocha – que coordena o convênio de cooperação técnica em biossegurança juntamente com o professor da UFF Saulo Cabral Bourguignon – avaliou positivamente o evento. “Ao todo, 214 profissionais e estudantes participaram do Simpósio. Contamos com a presença de palestrantes da Fiocruz e do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), que abordaram diversas temáticas em biossegurança e saúde do trabalhador”, comentou.

Com o objetivo de promover o debate e a atualização profissional, o Simpósio de Biossegurança já foi coordenado por professores do Instituto de Biologia, Instituto Biomédico, Faculdade de Odontologia, Escola de Enfermagem e Faculdade de Nutrição da UFF. Na sexta edição, a coordenação coube à professora Thalita Gonçalves Barros, da Faculdade de Farmácia. O evento ocorreu no dia 23 de maio, no campus da Universidade, no Gragoatá, em Niterói (RJ).

Voltar ao topo Voltar