Início do conteúdo

17/07/2019

Fiocruz lança o primeiro biológico biossimilar do SUS no Conasems

Bio-Manguinhos/Fiocruz


O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) estava presente no estande da Fiocruz e do Ministério da Saúde no 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O evento ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, de 2 a 5 de julho.

Um novo biofármaco está entrando no portifólio de Bio-Manguinhos e começou a ser divulgado nesse congresso. Primeiro biossimilar do Sistema Único de Saúde (SUS), o etanercepte (Brenzys®) é fruto de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) de Bio-Manguinhos com a Samsung Bioepis e a Bionovis, com o intuito de transferir a tecnologia para o Brasil. O medicamento é utilizado no tratamento para artrite reumatóide, artrite psoriásica, espondilite anquilosante, espondiloartrite axial não radiográfica e psoríase em placas.

Os primeiros lotes deste produto serão distribuídos para as farmácias de alto custo para atender aos pacientes do SUS a partir do final de julho. Este biofármaco tem perfil de segurança, eficácia e qualidade aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e outras principais agências reguladoras do mundo. Ele é utilizado com sucesso há mais de 3 anos por cerca de 100 mil pacientes da Europa e Ásia.

O Ministério da Saúde está alavancando as coberturas vacinais com o Movimento Vacina Brasil e esse foi um dos principais assuntos abordados no evento, mostrando a importância da imunização para combater as recentes epidemias.

Leia mais no site de Bio-Manguinhos

Voltar ao topo Voltar