Início do conteúdo

29/05/2023

Fiocruz Mata Atlântica celebra o Dia Nacional da Mata Atlântica e o Dia Mundial do Meio Ambiente

Isis Breves (Fiocruz Mata Atlântica)


No dia 30 de maio, o Campus da Fiocruz Mata Atlântica (FMA) vai receber 40 alunos do CTUR-Seropédica para participar da reinauguração Trilha Interpretativa Fiocruz Mata Atlântica na parte da manhã. Após ao almoço, eles se reunirão para uma sessão de cinema no auditório da FMA para a exibição do documentário da TV Brasil Mata Atlântica: a floresta mais antiga da América do Sul - Nossos Biomas. Em seguida, para finalizar o evento, ocorre uma roda de conversa sobre a importância do bioma para a saúde.  

Nos dias 2 e 3 de junho, acontece a Oficina de Biodigestor Caseiro para os moradores da Colônia Juliano Moreira. Trata-se de uma ação para promover a autogestão produção do biogás a partir de tecnologias sociais para o saneamento. O objetivo é o tratamento não convencional de esgoto e resíduos sólidos orgânicos para a proteção do lençol freático para a melhoria da qualidade de água e reuso para irrigação. 

No dia 14 de junho, ocorre o 3º Encontro de Pesquisa da Fiocruz Mata Atlântica, com os lançamentos do vídeo Fiocruz Mata Atlântica: um território e a Saúde Única e do livro Biodiversidade e Saúde na Estação Biológica Fiocruz Mata Atlântica: pesquisa, conservação e educação. Ambos resgatam a memória dos projetos de pesquisa desenvolvidos na Estação Biológica Fiocruz Mata Atlântica, além de palestras sobre as pesquisas no território.

“A Estação Biológica Fiocruz Mata Atlântica é um laboratório natural para pesquisas em biodiversidade e saúde e espaço para experimentação de tecnologias sociais para a resolução de problemas socioambientais locais. Ela foi criada pela portaria Fiocruz 522/2016-PR, com a missão de apoiar, estimular e acolher, no seu perímetro e área de influência, a pesquisa, a inovação, a educação e a disseminação e divulgação de conhecimentos sobre a complexidade socioambiental e a relação entre biodiversidade e saúde, objetivos esses alinhados à missão da Fiocruz", explica o Coordenador Executivo da FMA, Ricardo Moratelli. "Além disso, tem o compromisso de auxiliar na preservação do remanescente de Mata Atlântica presente no território, em consonância com a missão do Parque Estadual da Pedra Branca, com o qual está parcialmente sobreposta”. 

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos em biodiversidade no planeta e um dos mais ameaçados, com grande riqueza de espécies de plantas, animais e microrganismos, muitas dessas endêmicas, sob constante ameaça. O bioma cobre 15% do território brasileiro e é a segunda maior floresta tropical do Brasil. Neste contexto, há a Floresta da Pedra Branca, o maior remanescente de Mata Atlântica na cidade do Rio de Janeiro e a maior floresta urbana do mundo, localizada na zona Oeste do Rio de Janeiro. Em sua vertente leste se localiza o campus da Fiocruz Mata Atlântica (FMA) e a Estação Biológica Fiocruz Mata Atlântica, que atua na conservação da biodiversidade local e para a melhoria das condições de vida na região a partir de ações para a promoção da saúde e sob a perspectiva da Saúde Única (na qual a saúde humana, a animal e a ambiental estão amplamente conectadas). 

Voltar ao topo Voltar