Início do conteúdo

09/09/2020

Fiocruz no Ar debate idosos e automedicação de antibióticos

Graça Portela (Icict/Fiocruz)


Pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia, com o Instituto Datafolha, em 2019, mostrou que 77% dos 2.311 entrevistados tomavam remédios sem a orientação de um profissional da saúde, seja ele médico ou farmacêutico. Cerca de 47% das pessoas pesquisadas se automedicam, sendo 21% pelo menos uma vez por mês e 25% todos os dias ou pelo menos uma vez por semana. A pesquisa, que usou os últimos seis meses anteriores como referência, também apontou que os antibióticos são a segunda classe de medicamentos mais consumidos no Brasil, sendo consumidos por 42% da população brasileira.

Esse nível de automedicação dos brasileiros alcança todas as idades e, com os idosos, não é diferente. Mesmo com problemas de saúde, que os leva a fazer uso de medicamentos receitados pelos seus médicos, como pressão alta, diabetes e etc., muitos tomam – sem nenhuma orientação profissional – antibióticos, antiácidos, fitoterápicos e anti-inflamatórios de venda livre indicados por amigos, vizinhos e familiares, sem se dar conta de que podem agravar a sua saúde. No caso dos antibióticos, o risco é ainda maior, como explica a médica geriatra Nalita Mugayar, da Universidade Federal Fluminense (UFF), no podcast Idosos: automedicação de antibióticos é ameaça a uma vida saudável, do projeto Fiocruz no Ar.

Ficha Técnica 
Podcast 15 - Resistência Microbiana
Idosos: automedicação de antibióticos é ameaça a uma vida saudável

Duração: 3m24s
Coordenadora: Graça Portela (Ascom/Icict/Fiocruz)
Consultora técnica: Ana Paula Assef (Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar, do Instituto Oswaldo Cruz – IOC/Fiocruz)
Reportagem, Produção e Locução: Graça Portela 
Fontes: Cléia Pereira – idosa (povo fala) | Nalita Mugayar, da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro
Edição de áudio: Daniel Beltrão (NO3 Produções Artísticas)
Ilustração: Vera Fernandes | Imagem: Pexels-Cottonbro - Creative Commons (CC)
Trilha sonora da vinheta: "Life of Riley", by Kevin MacLeod (incompetech.com) | Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 License | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/
Trilha sonora incidental: “Easy Lemon” e "Continue Life", by Kevin MacLeod (incompetech.com) | Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 License | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/


Voltar ao topo Voltar