Início do conteúdo

18/09/2019

Fiocruz participa de reunião de centros colaboradores da Opas/OMS em Bogotá

Julia Dias (Agência Fiocruz de Notícias)


Representantes dos Centros Colaboradores de Promoção da Saúde e Determinantes Sociais da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) se reuniram em Bogotá, na Colômbia, entre os dias 19 e 20 de agosto. A reunião teve como objetivo o desenvolvimento de um Plano de Trabalho alinhado com a Estratégia para o Acesso Universal da Saúde e para a Cobertura Universal da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Fiocruz participou do encontro representada pelo pesquisador Luiz Eduardo Fonseca, já que o Centro de Relações Internacionais da Saúde (Cris/Fiocruz) é um centro colaborador da Opas/OMS em Saúde Global e Cooperação Sul-Sul Promoção da Saúde desde 2004, sendo os Determinantes Sociais da Saúde um dos seus termos de referência. 

A Reunião foi organizada pela Unidade de Promoção da Saúde e Determinantes Sociais da Saúde da Opas (FPL/OS), que também coordenou a elaboração da Estratégia e Plano de Ação sobre Promoção da Saúde no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2019- 2030. 

O Plano de Trabalho foi construído por meio de um processo participativo através de consultas nacionais e de uma consulta regional e será apresentado Conselho Diretor da Opas para ser aprovado em setembro. Participaram ministérios da saúde, outros setores de governo, sociedade civil, comunidade organizada, academia, prefeitos, entre outros.

O documento final da reunião preconiza renovar a promoção da saúde através de ações sociais, políticas e técnicas que abordem os determinantes sociais da saúde – as condições em que as pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem – para melhorar a saúde e reduzir as inequidades na área. Para isso, foram levados em consideração os princípios da Atenção Primária da Saúde, presentes na Declaração de Astana, as Estratégias para o Acesso Universal da Saúde e para a Cobertura Universal da Saúde, a Declaração Política do Rio sobre os Determinantes Sociais da Saúde, assim como nos compromissos internacionais das últimas Conferências sobre a Promoção da Saúde.

 

Voltar ao topo Voltar