Início do conteúdo

17/10/2024

Fiocruz participa do 5º Congresso Internacional de Investigadores sobre Juventudes em Cuba

Eric Andriolo (Agenda Jovem Fiocruz)


Para ampliar a integração internacional da pauta de direitos da juventude, a Agenda Jovem Fiocruz (AJF) participou do 5º Congresso Internacional de Investigadores sobre Juventudes, que ocorreu entre os dias 25 e 28 de setembro, em Varadero (Cuba). Organizado pelo Centro de Estudios Sobre la Juventud (CESJ), o evento teve como tema central os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas globais firmadas pelas Nações Unidas. Participaram representantes de unidades da ONU e representantes de organizações governamentais juvenis de diversos países da América Latina e do Caribe.

A Agenda Jovem Fiocruz participou do eixo temático Liderança, movimentos sociais e participação juvenil, apresentando o projeto ViverSUS. Outros participantes apresentaram políticas públicas e iniciativas de pesquisa voltadas para a população jovem.
Além da participação no evento, a AJF realizou reuniões com a equipe de pesquisadores do CESJ para conhecer as linhas de pesquisa e apresentar projetos da Agenda Jovem. A Agenda também se reuniu com o Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso) para estudar uma parceria para realização de projetos de alcance internacional.

“Estar em um espaço com organismos internacionais e pesquisadores do campo da juventude na América Latina nos permite apresentar a AJF e fazer contatos para parcerias futuras”, afirma a coordenadora da Agenda Jovem Fiocruz, Luciane Ferrareto. “Também é uma oportunidade valiosa de conhecer os temas emergentes nas pesquisas sobre juventudes em vários países, bem como as frentes de atuação das agências internacionais para jovens”.

Os eixos temáticos do encontro foram: políticas públicas, desigualdades, descolonização cultural, gênero, representações midiáticas, processos de construção de paz, processos migratórios e liderança juvenil.

Participaram do congresso representantes de agências da ONU (Unicef, Unesco, Unfpa, FAO, Unaids), além de conferencistas dos seguintes países latino-americanos: Brasil, Cuba Costa Rica, Equador, Espanha, Haiti, Honduras, México República Dominicana e Uruguai. Também participaram conferencistas da China e do Zimbábue.

Pelo Brasil, além da Agenda Jovem Fiocruz, estiveram presentes a presidenta do Conselho Nacional da Juventude, Bruna Brelaz; o presidente do Grupo de Jovens G20, Marcus Barão, e o diretor de programas e projetos da Secretaria Nacional de Juventude, Guilherme Barbosa.

Voltar ao topo Voltar