Início do conteúdo

06/11/2019

Fiocruz promove 1º Encontro de Saúde do Trabalhador (8/11)

Informe Ensp


Na próxima sexta-feira (8/11), será realizada a abertura do 1º Encontro de Saúde do Trabalhador da Fiocruz (1º Fio-Ensat). O evento irá debater o tema O Estado brasileiro e a saúde dos trabalhadores da Fiocruz, de 9h às 12h, no Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).

Participam da mesa temática o sociólogo Ruy Braga, da Universidade de São Paulo (USP), e Jorge Machado, da Gerência Regional da Fiocruz Brasília. A moderação do debate está a cargo da coordenadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Ensp/Fiocruz), Kátia Reis. O debate é a primeira parte do encontro, que se desdobrará no Ciclo de Rodas de Diálogos sobre Trabalho e Saúde na Fiocruz. As rodas serão realizadas entre dezembro deste ano e abril de 2020.

Para a coordenadora do Cesteh, Kátia Reis, o movimento é muito significativo, já que se trata da concretização de um trabalho pensado por alguns anos e marcado por três eixos: o diálogo direto com os trabalhadores, a organicidade e a formulação de políticas internas públicas voltadas para um caráter intersetorial. “É um momento histórico. Vamos unir e aproximar internamente, na Fiocruz, uma questão muito importante, a saúde de seus trabalhadores. Sem eles, a instituição não funciona”, salientou Kátia.

O 1º Fio-Ensat é uma construção coletiva de setores institucionais vinculados à Saúde do Trabalhador e integra a programação comemorativa dos 120 anos da Fundação. Participam as vice-presidências de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAPS/Fiocruz) e de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VPGDI/Fiocruz); a Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST) da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe/Fiocruz); o Cesteh da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz); e a representação dos trabalhadores, a Asfoc-SN. 

Voltar ao topo Voltar