Início do conteúdo

01/12/2017

Fiocruz promove 5º Seminário de Nutrição em Infectologia

Antonio Fuchs (INI/Fiocruz)


Terapia nutricional, deficiência de micronutrientes, relação entre microbiota e sistema imune foram alguns dos temas abordados durante o 5º Seminário de Nutrição em Infectologia, evento organizado pelo Serviço de Nutrição do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz) nos dias 7 e 8 de novembro. O encontro teve como foco central a desnutrição hospitalar, fator que vem sendo associado às altas taxas de complicações em pacientes que sofrem de doenças infecciosas e, consequentemente, contribui para um aumento significativo na morbidade e na mortalidade.

Encontro teve como foco central a desnutrição hospitalar (foto: Antonio Fuchs, INI/Fiocruz)
 
 

A solenidade de abertura do 5º Seminário reuniu a diretora do INI/Fiocruz, Valdiléa Veloso, a coordenadora da Atenção de Pacientes Internos do Hospital Evandro Chagas, representando a Vice-Direção de Serviços Clínicos da unidade, Denise Medeiros e a chefe do Serviço de Nutrição do INI/Fiocruz, Cristiane Almeida. Em sua fala, Cristiane apresentou a história do Hospital Evandro Chagas, desde sua criação em 1912, ainda como Hospital de Manguinhos, até os dias atuais. Sobre o Serviço de Nutrição, explicou que ele vem atuando, ao longo do tempo, alinhado com a missão estratégica do INI nos campos do ensino, pesquisa e assistência, e que busca realizar uma assistência nutricional com excelência e inovação para os pacientes, internados e ambulatoriais, com diagnóstico de doenças infecciosas.

“Um dos nossos diferenciais é fazer uma avaliação nutricional, durante a internação, de todos os nossos pacientes. Como nosso hospital é de pequeno porte conseguimos realizar esse processo sem a necessidade de fazer uma triagem e é algo que acaba auxiliando no tratamento deles”, destacou. Outro ponto explorado por Cristiane foi o início da primeira turma do Curso de Especialização em Nutrição em Infectologia este ano. “A construção desse curso foi um grande desafio para nós e vem se tornando uma experiência muito gratificando para o Serviço. Pretendemos, no próximo ano, ampliar o número de vagas. Além disso, estamos na fase de planejamento da primeira Residência Multiprofissional do INI para 2018”, informou.

A coordenadora da Atenção de Pacientes Internos do Hospital Evandro Chagas, Denise Medeiros, informou que a equipe de nutrição sempre teve muita interação e uma postura muito técnica e participativa quando solicitada pelo grupo da terapia intensiva. Já a diretora do INI/Fiocruz, Valdiléa Veloso, parabenizou o Serviço de Nutrição por estar sempre trabalhando para consolidar, fortalecer e desenvolver novas estratégias para enfrentar novos desafios. “Assim como o Instituto, o grupo da Nutrição sempre se mantém entusiasmada para contornar os possíveis problemas inerentes ao nosso dia a dia e está sempre se aprimorando individualmente e coletivamente, ampliando suas colaborações dentro e fora do nosso campus”, ressaltou.

Leia mais sobre o evento no site do INI/Fiocruz

Voltar ao topo Voltar