Início do conteúdo

02/10/2019

Fiocruz realiza mais uma edição do #GenomicDay (4/10)

Lucas Rocha (IOC/Fiocruz)


O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza, na próxima sexta-feira (4/10), mais uma edição do #GenomicDay. O evento acontece das 8h às 17h, no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) – (Av. Maracanã, 229 – Maracanã, Rio de Janeiro). A iniciativa, coordenada nacionalmente pelo pesquisador Alberto D'ávila, chefe do Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas do IOC, tem como objetivo despertar o interesse pela ciência em alunos do ensino médio a partir da divulgação de conceitos como DNA, genes e genomas e suas mais variadas aplicações. De forma lúdica e interativa, serão abordados temas como os limites do sequenciamento de nova geração, vacinas de DNA, genômica do câncer, relógio biológico de insetos, vírus e genoma humano.

Alunos dos ensinos médio e superior que desenvolvem projetos nas áreas de genética, genômica e bioinformática puderam submeter resumos para apresentação de painéis. Os resultados serão divulgados no dia 2/10.

Esta edição, organizada em parceria com o Cefet/RJ, contará com a participação do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas), do Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz Amazônia), das unidades da Fiocruz em Rondônia e Mato Grosso do Sul, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), e de diferentes Instituições de Ensino Superior públicas, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ), Fluminense (UFF), de Minas Gerais (UFMG), da Grande Dourados (UFGD), de Santa Catarina (USFC), além da Embrapa e do Instituto Federal do Acre (IFAC).

Realizado pelo IOC pela primeira vez em 2016, o evento é inspirado na iniciativa Teaching the Genome Generation, desenvolvida pelo Jackson Laboratory, dos Estados Unidos.

Voltar ao topo Voltar