Início do conteúdo

10/10/2022

Fiocruz recebe nova demanda do MS de produção do antirretroviral Lamivudina

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)


A Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), entregou ao Ministério da Saúde (MS) todo o quantitativo de Lamivudina 150 mg solicitado para este ano: 10.500.000 unidades farmacêuticas. Diante da grande demanda por este antirretroviral, o Ministério solicitou duas novas remessas emergenciais que, somadas, totalizam 17.385.000, representando 166% a mais que a demanda inicial para este ano.

Dada a sua capacidade produtiva, Farmanguinhos assumiu o compromisso e antecipará a produção a fim de garantir o tratamento dos pacientes que necessitam do medicamento. Nesta segunda-feira (10/10), o Instituto entregará 4.899.960 unidades farmacêuticas correspondentes à primeira parcela.

Até 30 de outubro, a unidade entregará 4.475.040 comprimidos deste antirretroviral, conseguindo antecipar em 30 dias o fornecimento desta demanda. As demais parcelas serão entregues ao longo de novembro e dezembro, conforme cronograma informado ao Ministério da Saúde.

Desta forma, Farmanguinhos/Fiocruz garante o acesso das pessoas que necessitam do medicamento e reitera seu compromisso com a saúde pública e em defesa da vida.

Voltar ao topo Voltar