Início do conteúdo

29/07/2019

Fiocruz Rondônia promove o novo projeto 'Café com Ciência'

José Gadelha da Silva Júnior (Fiocruz Rondônia)


Novo projeto da Fiocruz Rondônia, Café com Ciência, visa discutir a ciência de um jeito envolvente e sem formalismos. A cada encontro, que ocorre uma vez por mês, pesquisadores com atuação em diferentes linhas de pesquisa apresentam resultados de pesquisas em andamento ou que já foram concluídas, abrindo espaço ao diálogo, reflexão e contribuições. E tudo isso acompanhado de um saboroso café. 

A programação do 'Café com Ciência' será realizada até o mês de dezembro, e o próximo encontro deverá ocorrer no dia 22 de agosto (foto: José Gadelha da Silva Júnior, Fiocruz Rondônia)

 

Com a missão de alcançar o público externo que normalmente não tem conhecimento sobre o que se passa na academia, o projeto Café com Ciência busca valorizar os espaços da mídia apresentando a programação por meio das redes sociais, entrevistas de rádio e outras ferramentas de comunicação.

Na edição da última quinta-feira (25/7), a palestra Análise epidemiológica e molecular dos vírus da Hepatite B e Delta na população indígena de Rondônia foi ministrada pela biomédica e mestra Fabianne Araújo Gomes dos Santos Alves, que também é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP) da Universidade Federal de Rondônia (Unir). 

O jornalista e mestre em Letras pela Unir, José Gadelha da Silva Junior, abordou o tema Pesquisa e Imprensa: desafios da popularização da ciência na Amazônia, provocando um debate sobre a importância da divulgação científica, e o papel da imprensa no contexto da inclusão social.

A pesquisadora em Saúde Pública e responsável pelo Laboratório de Engenharia de Anticorpos da Fiocruz Rondônia, Soraya Santos, destacou a importância do evento para a aproximação entre pesquisadores e comunidade, afirmando que é preciso acreditar nas possibilidades de popularização do saber científico.

De acordo com a vice-coordenadora de Ensino, Informação e Comunicação da unidade e pesquisadora em Saúde Pública, Deusilene Vieira, a Fiocruz Rondônia dá um importante passo com a execução deste projeto, levando em consideração a proposta da instituição de se fazer cada vez mais presente na comunidade.

A programação do Café com Ciência será realizada até o mês de dezembro, e o próximo encontro deverá ocorrer no dia 22 de agosto. O evento ocorre no auditório do Programa de Pós-graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), sala 105/Bloco 2F do campus da Unir, em Porto Velho.

Voltar ao topo Voltar